Feira Medieval do Parque Histórico é realizada por apaixonados pela temática

 em Destaque

   

O evento da Idade Média foi idealizado por um grupo de amigos e na primeira edição conquistou o público.

A Feira Medieval realizada no Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, está na segunda edição, e é a primeira desta tipologia nos Campos Gerais, sendo o maior evento medieval realizado no Paraná. O diferencial deste evento é o caráter comunitário, foi idealizado por um grupo de amigos e neste ano envolverá cerca 100 voluntários na organização.

A feira foi sonhada por um grupo de amigos, entusiastas da Idade Média, em uma conversa informal e assim surgiu o Chamagrimpa. “Escolhemos o nome Chamagrimpa como forma de nos representar porque, depois de muita discussão, chegamos ao consenso de que deveria ser algo nacional e de fácil pronuncia. Chama é uma forma simbólica de representar a paixão pelo que fazemos, a Grimpa remete ao pinheiro e é um ótimo material para fazer fogueira, também um símbolo regional, relata Fernanda Tiemi Risden uma das fundadoras do grupo.

Mariane Silva, voluntária e uma das idealizadoras do Chamagrimpa, explica que o grupo surgiu com o intuito de trazer a cultura da Idade Média para a região, inicialmente o projeto da Feira Medieval era trabalhar apenas com crianças em fase escolar, mas o evento tomou uma grande proporção, e já na primeira edição tornou-se a maior celebração desta tipologia no Estado. “Tudo começou com a ideia de trazer a cultura de eventos e estudos medievais aos Campos Gerais, pois ouvia-se falar sobre esses eventos somente em locais como Curitiba e São Paulo. O propósito do grupo em conceber a ideia de uma feira era modesto, seria uma atividade destinada apenas a crianças e escolas, contamos com o apoio do Parque Histórico e o evento cresceu. A Feira Medieval, pensada para 300 pessoas precisou ser transformada para receber o público com cerca de 5,3 mil pessoas. O evento tornou-se uma celebração da Idade Média e além de entusiastas da temática se transformou em um programa familiar”.

No evento o público é transportado para uma viagem ao período medieval, em um passeio lúdico pela história e pela fantasia. Fernanda afirma que essa imersão na atmosfera medieval e o sucesso do evento acontece pelo trabalho realizado pelo grupo interdisciplinar. “Contamos com estudiosos do paganismo, costureiros, sapateiros, ferreiros vikings, guerreiros, templários, músicos, artistas, cosplayers e curiosos que se dedicam para organizar a Feira Medieval por amor à história, nunca visando lucros, mas sim com o intuito agradar ao público que partilha dos mesmos gostos que nós, para dar oportunidades regionais de conhecimento da época em um ambiente agradável e divertido”.

Serviço:

Os ingressos para a Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, será R$5. Crianças até 12 anos e pessoas com traje completo serão isentas da taxa. Mais informações pelo e-mail agendamento@aphc.com.br, ou pelos telefone 42 3231-5063 e 98433-4639.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt