Alunos de Ipiranga confeccionam trajes medievais para visitar Parque Histórico

 In Destaque

Os estudantes participaram de um projeto interdisciplinar, de artes e história, sobre a Idade Média.

Professoras da rede pública de ensino, do Colégio Estadual Doutor Claudino dos Santos, da cidade de Ipiranga no Paraná, inspiram-se na Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí e criaram projeto sobre indumentária medieval. Como o evento foi idealizado pelo Núcleo Educativo do museu, tem características educacionais que podem auxiliar educadores e de modo lúdico contar ao público a história do período medieval.

“A Feira Medieval nasceu com o intuito pedagógico desenvolvido inicialmente como uma grande ação educativa do museu, é de extrema importância que educadores e educadoras usem desse caráter para ilustrar suas atividades relacionadas aos conteúdo do período medieval em sala de aula”, comentar Felipe Pedrosos, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

Jamaira Pillati, professora da disciplina História, autora do projeto conta que a ação nasceu em parceira com a professora de artes do colégio e foi aplicada para os alunos dos segundos anos do Ensino Médio. “O conteúdo medieval é trabalhado no final do primeiro ano e no início do segundo ano do Ensino Médio, com o auxílio da professora de artes, desde o início do ano foi trabalhada com as turmas do segundo ano a temática medieval”.

A professora discorre como a atividade foi realizada. “Em minhas aulas ensinei sobre a Idade Média, feudalismo, contexto econômico e cultural deste período. Aproveitei e inseri no conteúdo outros povos. Fui além da Idade Média na Europa, falei sobre os árabes, os vikings e outros povos bárbaros. A professora Fabiana Bakun ensinou sobre a arte na Idade Média”.

Em conjunto as professoras explicaram sobre as cores e que só algumas classes sociais podiam usar. Na oportunidade, foi ensinado sobre o comércio e que alguns tecidos não era possíveis trabalhar, pois eram de outras regiões. “Contei aos alunos que tinha coisas que eram características do oriente, que alguns tecidos eram próprios da Europa e que não havia contato entre as regiões, por isto existia dificuldade de acesso e não havia o mesmo produto em locais distintos”, continua a professora de história.

Com o projeto as professoras desafiaram as turmas a criarem seus próprios trajes medievais, alguns confeccionaram e outros mandaram fazer. “Os alunos criaram suas próprias roupas, quem tem mais condições mandou fazer e os outros nós ajudamos. Passamos vídeos com tutoriais que ensinam a fazer indumentária medieval, os estudantes também fizeram acessórios, machados e espadas para contextualizar suas roupas”, conclui Jamaira.

As professoras trarão alunos das quatro turmas do segundo ano, do Ensino Médio, do Colégio e alunos dos primeiros anos do magistério para prestigiar a Feira Medieval.

O historiador anima-se a conhecer o projeto realizado pelas professoras Jamaira e Fabiana, comenta o quanto é valoroso para a escola e o museu estreitar laços.  “Esse diálogo entre museu e escola é essencial para o museu cumprir seu papel social e educativo, e para as escolas enriquecerem seu conteúdo de forma dinâmica tratando de um período repleto de mitos e mistérios e ao mesmo tempo tão distante da realidade das pessoas”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support