Feira Medieval terá espaço dedicado a indumentária histórica e fantasiosa

 In Destaque

Os trajes da Idade Média eram simples e tinham a função de cobrir o corpo, já os figurinos de filmes e séries são criados para contar uma história.

Sempre que alguém fala em trajes medievais a primeira coisa que se imagina são as roupas dos famosos personagens de filmes e séries. Existem diferenças entre os trajes históricos e os figurinos da cultura pop utilizado para ilustrar as representações artísticas. Para apontar essas diferenças, a II Feira Medieval contará com um espaço dedicado a indumentária histórica e fantasiosa.

Leonardo Pugina, historiador do Parque Histórico, e a estagiária Karen Barros fizeram uma vasta pesquisa sobre indumentária medieval e irão montar um espaço para explicar ao público da Feira as diferenças entre trajes históricos e fantasiosos.

“Quando pensamos nas roupas medievais, a imagem que se forma na cabeça da maioria das pessoas é de vestes elaboradas, vestidos longos de veludo acompanhados de grandes penteados, ou pensamos nas armaduras reluzentes e polidas. Essa imagem se forma em nossa mente por meio dos filmes, séries, quadrinhos ou qualquer tipo de mídia que remonte ao período medieval, pois elas, ao representarem o medievo, fazem uma releitura da história, quando na realidade, as roupas e armaduras eram consideravelmente mais simples do que aquelas que vemos nas telonas”, explica o historiador.

A estrutura social, a étnica, gênero e a religião estão intimamente ligadas as vestimentas e são importantes ferramentas para entendermos a sociedade em um determinado período. Pugina continua contando que o principal papel dos trajes eram cobrir o corpo. “A roupa pode ser definida como suporte físico que tem como função cobrir o corpo, protegendo-o das intempéries, como elemento de pudor para cobrir os sexos e o corpo, e, ao mesmo tempo, identificá-lo”.

Para criar os figurinos utilizados pelos personagens existe uma pesquisa histórica, mas a licença poética permite que hajam adaptações para que o público conheça o perfil de cada personagem por suas vestimentas. “O figurino utilizado para representar a Idade Média nos meios de entretenimento busca sua inspiração na história, mas também cumpre outra função: a de contar uma história. Com os trajes identificamos elementos importantes de roteiro, pois ele está a serviço da construção e caracterização de personagens. O traje de cena surge como uma criação artística para o espetáculo, seja ele um filme ou uma série de TV”, explica Leonardo.

Para entender melhor a tênue linha que separa os trajes históricos dos figurinos utilizados pela cultura pop é só visitar o espaço sobre indumentária medieval, durante o evento.

Serviço:

A II Feira Medieval acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto no Parque Histórico de Carambeí. O Parque abrirá ao público das 11h às 18h, as atividades do evento iniciarão às 15h. O ingresso será R$5 por pessoas, crianças até 12 anos e pessoas com traje medieval completo serão isentas da taxa.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support