Parque Histórico lança Mostra Fotográfica Kamperen

 In Destaque

Lazer e recreação dos imigrantes na Colônia Carambehy é tema de exposição de fotos feita com registros de fotógrafos amadores e anônimos.

O Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí com o auxílio de fotografias antigas resgatou a história dos tradicionais piqueniques e acampamentos organizados pelos imigrantes holandeses na Colônia Carambehy. O trabalho realizado pela equipe resultou na Mostra Fotográfica Kamperen – Lazer e Recreação na Colônia Carambehy que abriu ao público no dia 28 de agosto e ficará exposta na Casa da Memória, na entrada do Parque, com entrada gratuita.

Kamperen, como foi batizada a exposição de fotos, significa acampamento na língua holandesa, era uma das poucas práticas de lazer dos imigrantes. Com a mostra fotográfica o Núcleo de História e Patrimônio, por meio de fotografias  amadoras e de autores não identificados, resgata as narrativas visuais dessas atividades realizadas pela comunidade, a recreação e a interação com a natureza local.

Felipe Pedroso coordenador cultural e historiador do Parque Histórico, curador da exposição, conta que os passeios aconteciam no segundo dia de festa – esse título é dado ao dia que segue o Natal, a Páscoa e Pentecostes segundo a tradição na holandesa que os imigrantes mantiveram. Eram nesses dias que os colonos realizavam suas atividades de lazer e se socializavam.

Imigrantes preservam a tradição holandesa e dedicam o segundo dia de festa ao lazer

“A mostra é uma oportunidade para evidenciar uma das tradições dos imigrantes holandeses na colônia Carambehy, os piqueniques e os acampamentos, um dos poucos momentos de lazer da comunidade, que dedicava aos chamados ‘segundo dia de festa’ aos passeios pelas belas paisagens dos Campos Gerais do Paraná, especificamente ao rio São João em Carambeí”.

A exposição integra mais um dos projetos realizados pela equipe de história e patrimônio, conta Felipe. “A mostra faz parte do projeto ‘História Visual’ desenvolvido pelo Núcleo de História e Patrimônio do museu, que visa expandir as narrativas da história oficial por meio coleta de fotos e álbuns de famílias, mostrando ao público aspectos como a vida privada dos imigrantes e seus descendentes, lazer, esportes, festividades e culinária”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support