Parque Histórico abrirá normalmente no feriado

 In Destaque

 

Aproveite os dias de folga para conhecer e vivenciar novas culturas.

Semana de feriado prolongado ideal para programar um passeio seja sozinho, com amigos ou com a família. Conhecer e vivenciar uma nova cultura sem precisar viajar para fora do país. Que tal aproveitar para visitar o Parque Histórico de Carambeí e conhecer a história da imigração na região?

O Parque Histórico é o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, fica cerca de 140km de Curitiba e 20 km de Ponta Grossa. É um memorial da imigração holandesa construído em uma área de 100 mil metros quadrados, o museu possui uma vasta área de jardins e é dividido em três alas: Casa da Memória, Vila Histórica e Parque das Águas.

A Casa da Memória, primeira ala do Parque, abriga parte do acervo do museu e está com três exposições: O Espaço da Memória Feminina que é uma exposição de longa duração, a Mostra Fotográfica Kamperen – lazer e recreação na Colônia Carambehy e Mesa Posta – o chá e o café na cultura holandesa. Neste espaço também está o souvenirs que possui produtos alimentícios e porcelanas importadas da Holanda. O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante que serve as tradicionais tortas que tornaram Carambeí famosa, aos finais de semana e feriados serve almoço típico holandês e indonésio, fica na mesma ala do museu.

Na Vila História, espaço que reproduz a antiga Colônia Carambehy, os visitantes encontram reproduções de construções entre 1930 a 1950. A primeira Igreja protestante, a primeira escola, a estação de trem e chácara pioneira são algumas das construções que permitem que os visitantes viagem no tempo e vivenciem a história de Carambeí. Nesta ala, é possível apreciar a Coleção de Borboletas Adolpho Los e a Exposição Retratos da Infância na Imigração holandesa em Carambeí.

O cenário mais holandês do museu é o Parque das Águas, uma reprodução da Zaanse Schans da Holanda, visita-lo é um convite para passar o dia apreciando a natureza. Nesta área do museu um dos temas abordados é a sustentabilidade e se o visitante desejar ao final do passeio poderá degustar porções típicas holandesas e tortas servidas no Ons Hoekje, um charmoso café com deck para o lago, o local abre aos finais de semana e feriados.

No dia 8 de setembro, a partir das 15h, o Parque ganhará vida com o Museu Interativo. Pessoas da comunidade encenarão o cotidiano dos imigrantes na Colônia Carambehy, é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a cultura dos imigrantes e saber mais sobre a história da cidade.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. No feriado e no final de semana o horário de funcionamento do museu será o mesmo. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support