Educativo do Parque Histórico realiza palestra sobre preservação patrimonial em escolas estaduais de Carambeí

 In Destaque

O projeto tem por finalidade aproximar os alunos do museu.

Formação de Plateia é um dos projetos do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí e integra o projeto Parque nas Escolas, que busca romper os muros do museu e aproximar a comunidade. As primeiras ações do projeto aconteceram no Colégio Estadual Julia Wanderley e Colégio Estadual Carlos Ventura de Carambeí.

“Objetivo dessa ação é aproximar os estudantes do museu e conscientiza-los da riqueza patrimonial que a comunidade carambeiense possui, que está guardada e representada no Parque Histórico. Fizemos uma palestra nos Colégios Julia Wanderley e Carlos Ventura que serviu para que os alunos percebam que o Parque não é apenas uma atração turística na cidade, mas que é um museu, um espaço de aprendizado que se conecta com as salas de aula”, explica Lucas Kugler, historiador e responsável pelo Núcleo Educativo do Parque.

A atividade que consiste em apresentar o museu para a comunidade local é destinada aos alunos do ensino fundamental II e ensino médio. Lucas Kugler coordenou a ação que foi aplicada pela equipe multidisciplinar do Parque que é formada por Mayara Rabe Camargo, Cássio Vinícius Moreria Alves, Fernanda Homann Hrycyna e Pablo Kyoshi, acadêmicos e profissionais das áreas de pedagogia e história que integram o Educativo do museu.

O grupo criou em conjunto e especialmente para a ocasião uma apresentação técnica e didática. Nos colégios foram levadas peças históricas e de diferentes naturezas como: receitas antigas de tortas, fotos, objetos domésticos, etc. Os estudantes foram conscientizados da importância da preservação, foi relatado que o manuseio das peças históricas são feitos com cuidado e é necessário algumas técnicas para conservar.

“Na conversa, inicialmente, foi explanado sobre o Parque Histórico de Carambeí que é um museu a céu aberto e de tipologia histórica, o seu objetivo e seu funcionamento interno. Foi mostrada a metodologia de pesquisa, conservação e demonstrando a importância de se preservar um patrimônio materializado nas peças expostas, justamente para que os alunos compreendam a dimensão do papel do museu após a tragédia que ocorreu com o incêndio do Museu Nacional”, conta Kugler.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, acompanhou a ação nas escolas e ficou espantado ao saber que os estudantes não conhecem a história da cidade onde moram. “Um dos momentos mais impactantes do Núcleo Educativo nas escolas foi quando a equipe do Parque perguntou para os alunos quem conhecia a história de Carambei, massivamente escutamos que os alunos não conheciam a história da cidade. A formação de plateia é importantíssima para que os jovens conheçam a sua própria história”.

Pedroso finaliza alertando que a comunidade local deve sentir-se parte do Parque Histórico. O museu é um importante instrumento social e cultural que deve ser utilizado pela comunidade. Dessa forma, ações como esta são imprescindíveis para estreitar os laços entre a instituição, escola e a sociedade civil.  É importante que os moradores da cidade sintam-se pertencentes aos museus”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support