VI Festival de Tortas foi um sucesso

 em Destaque

O evento retornou ao formato inicial e aconteceu no Parque Histórico de Carambeí.

Nem mesmo a chuva torrencial impediu o sucesso do VI Festival de Tortas, e inibiu o público apaixonado pelas deliciosas e famosas tortas de Carambeí de prestigiar o evento. Cerca de 10,5 mil pessoas passaram pela festividade que aconteceu no final de semana, uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Parque Histórico de Carambeí.

“Com um público de dez mil visitantes, em sua VI edição, percebemos que o Festival de Tortas é um evento consolidado nos Campos Gerais, sendo uma vitrine para nossa tradicional gastronomia que são as tortas e para o Parque Histórico de Carambeí que é um produto turístico não só do município, como também do Paraná”, anima-se Adalgiza Bachosky, jornalista da Prefeitura Municipal e integrante da equipe de organização.

Para a secretária municipal de desenvolvimento e organizadora do Festival de Tortas, Aline Valer, voltar ao formato inicial da feira foi essencial para o êxito da sexta edição. “Centralizar todas as confeiteiras em um só lugar e realizar o evento no Parque Histórico fez do Festival um sucesso. Esse formato favorece, pois o público tem oportunidade de visitar o Parque e passar um tarde agradável em família. A circulação das pessoas evita tumulto, pois a concentração não fica em um só lugar e facilita no atendimento”.  Ela, ainda comenta que a intenção da Prefeitura, idealizadora do evento, é dar continuidade e principalmente criar oportunidades para que mais confeiteiras do município possam participar e com isso manter a tradição das tortas de Carambeí. “Para as próximas edições a Prefeitura com o apoio e  parceria do Parque Histórico de Carambeí tenciona mudar a data para aproveitar melhor o período de inverno e evitar as temporadas de chuvas, comuns no início da primavera”, completa.

O evento contou com uma programação diversificada com o intuito de atender ao público de diferentes idades. Teve cantinho kids, apresentação do Palhaço Picolé, música ao vivo, encenação do cotidiano dos imigrantes com o Museu Interativo, todas as alas museais do Parque estavam abertas e com acesso livre para visitação. As estrelas do festival, não podia ser diferente, foram os mais de 30 sabores de tortas doces.

“É preciso mantermos a tradição das tortas de Carambeí, que nasceram de receitas centenárias e que a cada geração foram adaptadas e acrescidas de diferentes sabores, aromas e muita criatividade, o que as tornam extraordinariamente deliciosas”, afirma a jornalista.

Pâmela Ribas, gerente de atendimento do Frederica’s Koffiehuis, fala sobre a VI edição da feira que teve como plano de fundo o cenário do Parque. “Para o Frederica’s o evento foi bom, pois proporcionou que divulgássemos a gastronomia e cultura da cidade com o plus da bela paisagem do local e excelente estrutura.”

Bolos também tiveram espaço no Festival de Tortas

No evento também teve espaço para confeiteiras artesanais especialistas em bolos. Dayana Rigoni, cake designer, é conhecida em Carambeí pelos bolos que produz e que são verdadeiras obras de arte. A confeiteira relata que a feira é uma vitrine para o seu trabalho. “É a segunda vez que participo do Festival, vejo como uma oportunidade para divulgar o meu trabalho. Muitas pessoas tiram fotos dos meus bolos, fazem transmissões ao vivo nas redes sociais, outras levam cartão de visitas e posteriormente recebo encomendas decorrentes do evento”.

Adalgiza conta que o evento surgiu com o intuito de valorizar as confeiteiras que trabalham em suas casas e fortalecer os café das cidade, finaliza dizendo que é necessário investir na formação de novas confeiteiras. “Seguindo um dos principais objetivos, desde sua criação em 2010, que é a valorização das torteiras que produzem artesanalmente em suas casas e a consolidação dos empreendimentos já formalizados, o evento a partir de agora necessita seguir e reinventar-se mas sem perder a essência. Tanto o poder público e a iniciativa privada que estão diretamente ligados na construção e organização do Festival de Tortas deverão investir em projetos que estimulem o surgimento de novas torteiras e também no aprimoramento daquelas já envolvidas no segmento”.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt