VI Festival de Tortas foi um sucesso

 In Destaque

O evento retornou ao formato inicial e aconteceu no Parque Histórico de Carambeí.

Nem mesmo a chuva torrencial impediu o sucesso do VI Festival de Tortas, e inibiu o público apaixonado pelas deliciosas e famosas tortas de Carambeí de prestigiar o evento. Cerca de 10,5 mil pessoas passaram pela festividade que aconteceu no final de semana, uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Parque Histórico de Carambeí.

“Com um público de dez mil visitantes, em sua VI edição, percebemos que o Festival de Tortas é um evento consolidado nos Campos Gerais, sendo uma vitrine para nossa tradicional gastronomia que são as tortas e para o Parque Histórico de Carambeí que é um produto turístico não só do município, como também do Paraná”, anima-se Adalgiza Bachosky, jornalista da Prefeitura Municipal e integrante da equipe de organização.

Para a secretária municipal de desenvolvimento e organizadora do Festival de Tortas, Aline Valer, voltar ao formato inicial da feira foi essencial para o êxito da sexta edição. “Centralizar todas as confeiteiras em um só lugar e realizar o evento no Parque Histórico fez do Festival um sucesso. Esse formato favorece, pois o público tem oportunidade de visitar o Parque e passar um tarde agradável em família. A circulação das pessoas evita tumulto, pois a concentração não fica em um só lugar e facilita no atendimento”.  Ela, ainda comenta que a intenção da Prefeitura, idealizadora do evento, é dar continuidade e principalmente criar oportunidades para que mais confeiteiras do município possam participar e com isso manter a tradição das tortas de Carambeí. “Para as próximas edições a Prefeitura com o apoio e  parceria do Parque Histórico de Carambeí tenciona mudar a data para aproveitar melhor o período de inverno e evitar as temporadas de chuvas, comuns no início da primavera”, completa.

O evento contou com uma programação diversificada com o intuito de atender ao público de diferentes idades. Teve cantinho kids, apresentação do Palhaço Picolé, música ao vivo, encenação do cotidiano dos imigrantes com o Museu Interativo, todas as alas museais do Parque estavam abertas e com acesso livre para visitação. As estrelas do festival, não podia ser diferente, foram os mais de 30 sabores de tortas doces.

“É preciso mantermos a tradição das tortas de Carambeí, que nasceram de receitas centenárias e que a cada geração foram adaptadas e acrescidas de diferentes sabores, aromas e muita criatividade, o que as tornam extraordinariamente deliciosas”, afirma a jornalista.

Pâmela Ribas, gerente de atendimento do Frederica’s Koffiehuis, fala sobre a VI edição da feira que teve como plano de fundo o cenário do Parque. “Para o Frederica’s o evento foi bom, pois proporcionou que divulgássemos a gastronomia e cultura da cidade com o plus da bela paisagem do local e excelente estrutura.”

Bolos também tiveram espaço no Festival de Tortas

No evento também teve espaço para confeiteiras artesanais especialistas em bolos. Dayana Rigoni, cake designer, é conhecida em Carambeí pelos bolos que produz e que são verdadeiras obras de arte. A confeiteira relata que a feira é uma vitrine para o seu trabalho. “É a segunda vez que participo do Festival, vejo como uma oportunidade para divulgar o meu trabalho. Muitas pessoas tiram fotos dos meus bolos, fazem transmissões ao vivo nas redes sociais, outras levam cartão de visitas e posteriormente recebo encomendas decorrentes do evento”.

Adalgiza conta que o evento surgiu com o intuito de valorizar as confeiteiras que trabalham em suas casas e fortalecer os café das cidade, finaliza dizendo que é necessário investir na formação de novas confeiteiras. “Seguindo um dos principais objetivos, desde sua criação em 2010, que é a valorização das torteiras que produzem artesanalmente em suas casas e a consolidação dos empreendimentos já formalizados, o evento a partir de agora necessita seguir e reinventar-se mas sem perder a essência. Tanto o poder público e a iniciativa privada que estão diretamente ligados na construção e organização do Festival de Tortas deverão investir em projetos que estimulem o surgimento de novas torteiras e também no aprimoramento daquelas já envolvidas no segmento”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support