Parque Histórico realiza Exposição Memórias de Viagens

 In Destaque

A Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí, recebe a exposição Memórias de Viagens. A mostra é fruto de pesquisas do Núcleo de História e Patrimônio, e abre ao público a partir do dia 8 de novembro no horário de funcionamento do Parque, de terça a domingo, das 11h às 18h.

A exposição conta com mais de 100 itens que pertenceram a Helena de Geus, são memórias de suas viagens que foram doadas ao Parque Histórico. Na mostra também estão expostas peças que pertenceram a outras famílias da comunidade e que registram lembranças de seus respectivos passeios.

O historiador e curador da mostra, Leonardo Pugina, relata que as peças que a compõe fazem parte da memória dos viajantes. “A exposição Memórias de Viagens apresenta objetos recolhidos durante viagens a diversos países. Constam cartões postais, bilhetes, tickets, álbuns de fotografias, selos, embalagens e até mesmo guardanapos. Estes objetos figuram as lembranças acumuladas que remontam a trajetória de um turista”.

O historiador busca mostrar o comportamento do turista, o significado que ele dá ao ato de viajar e conhecer novas culturas e paisagens. “Viajar significa olhar o mundo e a sua realidade de uma outra perspectiva. Expande os horizontes, proporciona o contato com experiências até então desconhecidas a quem viaja”.

Até mesmo a aquisição de um souvenir, durante o passeio, tem muito mais significado que apenas uma lembrança. “Pode servir como uma prova de sua passagem por tal lugar e é um avivador de memória, algo que sintetize toda a experiência proporcionada, ou até mesmo para presentear alguém com a famosa expressão lembrei-me de você”, conta Pugina.

Para quem tem alma viajante, visitar esta exposição é uma excelente oportunidade para desvendar os segredos de muitas viagens.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support