Frederica’s Koffiehuis e Parque Histórico realizarão concurso gastronômico

 In Destaque, Noticias

Os estabelecimentos buscam aproximar a comunidade local da história e cultura de Carambeí

O Parque Histórico de Carambeí e o Frederica’s Koffiehuis fazem planos para 2019. Durante Expo Inovando, realizada na Vila Coruja Festas, os estabelecimentos divulgaram um projeto que será lançado no próximo ano destinado exclusivamente a moradores de Carambeí. As empresas realizarão em conjunto um concurso gastronômico.

A parceria com o Parque é essencial para o projeto atingir os seus objetivos, reforça Christian Dykstra, diretor administrativo do Frederica’s Koffiehuis. “O Parque Histórico de Carambeí busca proporcionar aos visitantes uma viagem à Europa sem sair de Carambeí, o que está alinhado ao que o Frederica’s Koffiehuis busca diariamente, através das tortas e espaço característico holandês”.

A promoção surgiu durante o Programa Ando, Pra quê?, de iniciativa do Sebrae/PR em parceria com empresários do setor de turismo dos Campos Gerais e da Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG). Durante três meses as empresas participantes foram instigadas a incorporarem processos criativos em seus negócios. Assim o Parque Histórico e o Frederica’s se uniram com o propósito de aproximar a comunidade local da história e cultura de Carambeí por meio da gastronomia.

“Fico muito feliz com a inovação idealizada entre as duas empresas do mesmo destino, mostrando a parceria entre elas em um projeto inovador, que ao mesmo tempo foi pensado nos desafios comuns e acaba também resultando no fortalecimento gastronômico do destino de Carambeí que já é referência nas tortas”, anima-se Nádia Joboji consultora do Sebrae/PR.

A secretária municipal de desenvolvimento, Aline Valer, vê a parceria de modo positivo. “O Parque Histórico de Carambeí e o Frederica’s Koffiehuis são um dos principais produtos turístico dos Campos Gerais e responsáveis pelo expressivo números de turistas que recebemos durante o ano. Esta união com o intuito de aproximar a comunidade é excelente, pois além de aproximar os moradores de Carambeí da história e cultura na qual inseridos poderá revelar novos confeiteiros. Deste modo, a pratica da confeitaria trazida pelo imigrantes se renovará”.

As duas empresas possuem uma marca forte, têm fortes influencias holandesas, são destaque nos Campos Gerais, estão na rota do turismo gastronômico e atraem inúmeros visitantes ao município em busca de uma experiência cultural diferenciada.

O presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, mostrou-se entusiasmado. “Achei ótima a proposta de um concurso voltado para a comunidade e realizado em conjunto. O Parque Histórico é um museu e tem a produção de tortas como um dos seus produtos, já o Frederica’s Koffiehuis é conhecido pela produção de saborosas tortas. Os empreendimentos possuem foco na gastronomia e mesmo assim devem ser parceiros, a união fortalece, o apoio da Prefeitura Municipal neste e em tanto outros projetos é primordial.”

Para Dykstra, o projeto vai aproximar os moradores da história local, motivando-os a conhecer mais sobre a colonização e influência do município. “Carambeí foi formada por holandeses, colonização presente em nosso dia a dia e que conquista cada vez mais turistas, visitando nossa cidade para provar as tortas e ver como era o cotidiano dos nossos antepassados. Com esse projeto, queremos que o morador, sem a vivência diária com a cultura holandesa, possa conhecê-la e ajudar a preservá-la”.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, pesquisador da história da alimentação, Felipe Pedroso diz que algumas atividades realizadas ao longo do projeto terão a finalidade de despertar nos participantes o sentimento de pertencimento na história e cultura da cidade. “O concurso tem como principal finalidade integrar a comunidade local a identidade gastronômica de Carambeí. Ações como workshops sobre tradições culinárias que serão desenvolvidos em uma das etapas apresentará a rica cultura gastronômica do município para os participantes”.

O regulamento do concurso não foi finalizado, mas por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento a Receptur, empresa de turismo receptivo, já sinalizou a sua participação como patrocinadora e premiará o primeiro lugar com uma viagem com acompanhante. “Nós ficamos felizes em poder colaborar em um evento que incentiva a comunidade a participação do turismo gastronômico da região. Premiar o ganhador com uma viagem será um prazer, é o início de parceria entre a Receptur e o município”, relata Cristiane Digner da Receptur.

A consultora afirma que o projeto é excelente, parabeniza as empresas e coloca -se à disposição para auxiliar no que for necessário. “Achei fantástica a ideia do concurso, voltado aos carambeienses, pois além de envolve-los, tem um cunho cultural resgatando e fomentando a inovação de outras receitas de tortas. Sucesso e parabéns. Contem conosco!”

Mais informações sobre o concurso, o regulamento e as inscrições serão divulgados pelo Frederica’s Koffiehuis e o Parque Histórico de Carambeí, nas redes sociais e site das empresas no início do próximo ano.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support