Funcionários do Parque Histórico conhecem Museu Imigrante Holandês

 In Destaque, Noticias

A visita técnica ao Parque Histórico de Arapoti teve a finalidade de estreitar laços entre as duas entidades que compartilham histórias semelhantes.

A equipe de funcionários da Associação Parque Histórico de Carambeí participou de uma visita técnica ao Museu Imigrante Holandês, de Arapoti. O passeio teve por finalidade conhecer o museu e a história difundida pela intuição que em muitos momentos é associada a história da imigração holandesa em Carambeí.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, Felipe Pedroso, explica que a proposta das visitas a instituições culturais é uma troca de conhecimento realizado entre as equipes. “A ideia de fazer visitas técnicas e intercâmbios culturais entre museus nasceu da necessidade de sentir a realidade do setor na região, sempre há algo a se extrair dessas visitas, sejam experiências positivas ou negativas, é uma espécie de diagnóstico da situação.”

Leonardo Pugina, historiador do museu de Carambeí, afirma que é admirável ver o trabalho realizado pela Associação Parque Histórico de Arapoti, o cuidado que pessoas da comunidade, que não são formadas na área de história ou museologia, estão tendo para preservar a memória dos imigrantes holandeses.

“O espaço utilizado para montar o museu é um lugar histórico e um patrimônio importante para a comunidade, ocupa a antiga construção da Cooperativa Central de Lacticínios.  Gostei do modo que foram montados os cenários, a expografia como um todo, a equipe soube utilizar e aproveitar cada um dos espaços”, conta Pugina.

“Foi muito interessante compartilhar experiência entre duas comunidades tão parecidas e que compartilham uma da história da outra. Esse primeiro momento foi para conhecer e estreitar laços para que futuramente possamos trocar exposições itinerantes, fazer outros trabalhos em conjunto”, anima-se Fernanda Hrycyna acadêmica de história e integrante do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí.

Felipe afirma que a partir do momento que for estruturada uma equipe técnica para gerir o museu de Arapoti, este fomentará o desenvolvimento da própria cidade. “Na visitação específica ao Museu do Imigrante Holandês em Arapoti, pudemos notar muitas semelhanças ao conceito que empregamos no Parque Histórico e isso é muito interessante, são comunidades irmãs que são retratadas em suas narrativas e as histórias se cruzam em determinados pontos. Pudemos notar também o forte apelo que o museu possui, que se estruturado com uma equipe técnica poderá se desenvolver e desenvolver todo o município”.

A gerente geral do Parque Histórico de Carambeí Froukje Jong Bueno é holandesa, morou na colônia holandesa de Arapoti e atualmente mora em Carambeí, diz que o Museu Imigrante Holandês tem muito futuro. “O Parque Histórico de Carambeí hoje é referência na região, mas nem sempre foi assim e no começo todo o acervo do museu se concentrava na Casa da Memória. Tendo o museu de Carambeí como exemplo, conhecendo toda a estrutura que a Associação Parque Histórico de Arapoti possui vejo que há futuro, mas se faz necessário uma intervenção, o que não será difícil. Com boa vontade, contratando uma equipe de funcionários especializada no setor, em pouco tempo o Museu Imigrante Holandês passará a ser mais conhecido na região”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support