Árvore Pascal da tradição germânica é destaque no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

O osterbaum é uma árvore seca decorada com ovos coloridos e o museu resgata este símbolo cristão dos alemães para a Páscoa no Parque.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, é um memorial da imigração holandesa que busca proporcionar ao público uma imersão nas diferentes culturas que estão presentes na história do município. No período da Páscoa o museu resgata a tradição germânica do osterbaum que é uma árvore pascal.

O osterbaum é a representação de um antigo costume dos alemães, possui uma simbologia e se faz presente na herança cultural cristã. Como na Alemanha a Páscoa acontece no período do inverno, por isso são utilizados galhos secos com a aparência de não ter vida que representa a renovação com o chegar do verão, quando as árvores florescem. A decoração com o ovo é sinal de renascimento que dá vida aos galhos secos.

Os germânicos utilizam de símbolos para representar a morte de Jesus na cruz. Os galhos secos das árvores fazem analogia com a morte na cruz, mesmo com a tristeza celebram a vida com a decoração com ovos coloridos, pois estes, são sinais de ressurreição. A ornamentação é feita com ovos coloridos e possui um significado diferente para cada cor, sendo: o vermelho remete ao sangue de Cristo, já o verde faz menção a esperança, o amarelo é símbolo da luz e o branco remete a paz.

“Um museu como espaço de guarda e difusão de memória tem como compromisso o resgate e a valorização da tradições dos povos formadores de Carambeí, a presença alemã na Colônia Carambehy foi e é muito importante e simbólica. Resgatar as tradições germânicas é uma forma de honrar esse legado cultural e tornar o museu um espaço mais plural”, explica Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural do Parque.

A decoração do osterbaum é feita pela equipe de mediadores do museu, é um momento de muito entusiasmo da equipe. “Os mediadores ficam animados com eventos e poder preparar o Parque para receber os visitantes é sempre um prazer. Montar essa árvore pascal de tradição germânica e depois contar aos visitantes toda a simbologia que tem por trás de seus símbolos deixa a equipe empolgada”, finaliza Leandro Marcondes coordenador de mediação do museu.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support