Parque Histórico abre inscrições para voluntários da Feira Medieval

 In Destaque, Noticias

O evento dedicado a Idade Média desde a primeira edição conta com entusiasta da temática na organização de atividades.

O Parque Histórico de Carambeí está preparando a terceira edição da Feira Medieval, o evento realizado no maior museu histórico a céu aberto do Brasil acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto. O evento realizado no museu tem como diferencial o caráter comunitário, por isto a comissão organizadora abriu inscrições para voluntários. Mais informações pelo e-mail [email protected].

“Além do corpo técnico do museu que atua no planejamento, organização e aplicação de algumas ações educativas, a Feira Medieval do Parque Histórico é composta principalmente por voluntários do grupo cultural Chamagrimpa. Grupo composto por doze guildas, sendo cada uma delas um subgrupo de voluntários e entusiastas que trabalham com um recorte especifico da história medieval. Temos Guilda Celta, Guilda Nórdica, Guilda da Cristandade, Guilda do Oriente Médio, entre outras. Cada guilda é organizada por um coordenador e elas atuam tanto no evento como fora dele, realizando workshops internos e funcionando como grupos de estudo sobre o tema medieval”, explica Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do museu e idealizador do evento.

A organização da Feira Medieval, quer aproximar a comunidade e fortalecer o grupo de estudos medieval, abrindo inscrições para voluntários do evento. Os entusiastas da Idade Média poderão se inscrever para auxiliar na realização das seguinte atividades: Swordplay da Ordem Pedragon, Espaço Oriente Asiático do Genko Zhongdu, Guilda Trova e Música; Espaço do Oriente Médio, Espaço Cruzadas realizada pelos Cavaleiros de Ultramar, Espaço da Cristandade da Europa Central coordenada pelos Ecclesia Militans, Espaço Infantil com Contação de Histórias Nórdicas sob coordenação do Kenaz, Artesanato Medieval do Solvet et Coagula, Espaço Celta Tuatha dé Brighid.

Cada uma das atividades possuiu um coordenador, que é voluntário, que identificará o perfil dos inscritos para realizar a ação durante o evento. Independente dos talentos, há vagas para os mais diversos perfis de voluntários como: artesãos, pedagogos, historiadores, filósofos, acadêmicos, gastrônomos, entusiastas e leigos e com interesse na Idade Média. A inscrição é para todos os públicos acima de 18 anos. Abaixo segue a descrição, atuação e contato de cada um dos coordenadores das guildas para os interessados:

Swordplay

A atividade é realizada pela Ordem Pedragon, simula combates medievais. Para segurança do público e participantes utiliza equipamentos feitos com espuma de piscina. No mesmo espaço haverá um estande de arremesso de facas. Contato Karolinne 42 99943-8702.

Espaço Oriente Asiático

 

Organizado pelo Genko Zhongdu é um espaço ilustrativo voltado para as bordas europeias que faziam fronteira com o mundo asiático. Mongóis marcam presença nesse território, trazendo consigo alguns elementos culturais de suas terras, assim como elementos de outros povos asiáticos que entraram em contato com o império mongol. Contato Victória 41 99123-0827.

Guilda Trova e Música

Essa guilda é voltado para músicos, de preferência instrumentistas, percursionistas e flautistas. Este ambiente é dedicado a recriação dos elementos cênicos musicais populares da Idade Média. Contato Luah 42 99812-5984.

Espaço do Oriente Médio

Ambiente ilustrativo dedicado aos territórios árabes que faziam fronteira com a Europa. Contato Henrique 42 99952-7669.

Espaço Cruzadas

É de responsabilidade dos Cavaleiros de Ultramar, termo empregado durante a Idade Média, em especial pelos franceses; vindo da palavra outre-mer (além do mar), onde passou a ser um sinônimo para a Terra Santa.  A palavra ultramar se refere aos Estados Cruzados; o Condado de Edessa, Principado de Antióquia, Condado de Tripoli e principalmente ao Reino de Jerusalém.  O espaço ilustrativo representa o cotidiano dos cavaleiros cruzados e traz algumas atividades voltadas para o treinamento dos guerreiros que buscavam retomar a Terra Santa. Contato Lucas 42 99913-5990.

Espaço da Cristandade da Europa Central

Ecclesia Militans são responsáveis em cuidar do espaço ilustrativo e interativo recriando o cotidiano do clero e da realeza europeia durante o século XIII. Contato Rodrigo 42 99806-2900.

Espaço Infantil com Contação de Histórias Nórdicas

Coordenado pelo Kenaz esta atividade é voltada ao público infantil, em horários pré-determinados haverá contação de histórias da mitologia nórdica, para tornar a ação lúdica serão utilizados fantoches. Enquanto a história se desenrola voluntários farão tranças nórdicas nas crianças que estiverem no local. Contato Suellen 42 99812-6018

Artesanato Medieval do Solvet et Coagula

O cenário será dedicado à recriação de utensílios cerâmicos do cotidiano de diversos povos da Idade Média. Haverá workshop de cerâmica. Contato Rosana 42 99834-3345.

Espaço Celta

O Tuatha dé Brighid recriará um acampamento celta, com o intuito de trazer elementos da cultura de um povo da antiguidade que deixou suas raízes em diversos territórios da Europa. Os celtas, depois de diversos processos de aculturação, contribuíram com a formação de diversas etnias europeias da Idade Média. Contato Mariane 42 98401-6723 e Mariana 42 99102-0118.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support