Presidente do Legislativo gaúcho lança plano de gestão durante Expodireto Cotrijal

 em Noticias

A 11ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, foi escolhida pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), como cenário no interior do Estado para o lançamento do programa de gestão 2010, sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças. Durante a exposição do plano de trabalho, no auditório central do parque, o deputado ressaltou a importância de ações voltadas à valorização do associativismo, da solidariedade e da responsabilidade social. “Juntos, somos mais fortes. E é exatamente este conceito que queremos despertar em cada cidadão, ou seja, de que unidos podemos buscar soluções para os problemas enfrentados pela sociedade”, assegurou.

O presidente da ALRS frisou que a cooperação será a “nota dominante” ao longo deste ano. “Cooperar é dar com generosidade e receber com gratidão, é acreditar que o outro é tão importante quanto a gente”, disse Cherini, acrescentando que “as corretas relações humanas e a cooperação mundial para o bem de toda a humanidade devem prevalecer”. O parlamentar lembrou que em seu discurso de posse assumiu o compromisso de difundir essas ideias. “Nosso foco é valorizar as redes de cooperação no processo econômico e social e, ao longo do percurso, vamos abordar exemplos exitosos, como o do Sicredi e tantas outras cooperativas que auxiliam no desenvolvimento local, regional e do Rio Grande como um todo”, destacou. Cherini informou que pretende lançar o programa de trabalho também nos municípios de Santa Rosa, Nova Petrópolis, Teutônia e Serafina Corrêa.

Estado cooperativo
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, coordenador do conselho consultivo que auxiliará na implementação de estratégias do programa de gestão, enalteceu a iniciativa do Legislativo em reconhecer o papel primordial das cooperativas. “Queremos um Rio Grande mais cooperativo, que é a intenção do presidente Cherini, e somaremos esforços, estando a serviço para auxiliar em questões relevantes para o desenvolvimento do Rio Grande”, garantiu.

Gente que coopera, cresce
Durante o evento, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) foi apresentado como case de sucesso na área da cooperação. Presente em 10 estados brasileiros, o Sicredi reúne, hoje, 1,6 milhão de associados, quase 70% deste total no Rio Grande do Sul. No início deste ano, o presidente Lula sancionou a Lei 12.205, que concede à cidade gaúcha de Nova Petrópolis, origem do Sicredi e berço do cooperativismo de crédito na América Latina, o título de Capital Nacional do Cooperativismo.

Conforme o presidente central do Sicredi Sul, Orlando Borges Müller, 87% dos municípios gaúchos já contam com unidades e a previsão é de que, em três anos, o sistema esteja atuando em todas as cidades do Estado. “Nosso objetivo não é simplesmente financiar, vender dinheiro, mas sermos parceiros nos projetos viabilizados pelos nossos associados”, afirmou Müller. Ao elogiar a iniciativa de Cherini, de despertar a comunidade gaúcha e lideranças para os valores da cooperação, Müller disse que “dentro desta convicção, não há dificuldades que não sejam vencidas”.

Entre os presentes no evento, estavam os deputados Ciro Simoni e Gilmar Sossella, do PDT, e Zilá Breitenbach, do PSDB, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Luiz Roberto Rech, prefeitos e vereadores..

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt