Carta do Presidente da Cooperativa Agro Industrial Holambra aos Deputados

 In Brasil Holanda, Noticias

Excelentíssimos Deputados

É com satisfação que li o competente trabalho técnico elaborado pelo Sr. Vicente Marcos Fontanive. Ele conseguiu sintetizar os principais fluxos migratórios neerlandeses ao Brasil, lembrando de todas as colônias. Reconhece que apesar do fluxo pequeno quando comparado aos japoneses, italianos ou alemães, as cooperativas – colônias neerlandesas tiveram importância relevante no aspecto econômico. A imigração organizada em comum acordo entre Brasil e Holanda na forma de Colônias aliadas a Cooperativas agrícolas trouxe uma relevante contribuição para o Cooperativismo nacional e o desenvolvimento de regiões que na época da fundação das Cooperativas eram muito pobres e abandonadas. Hoje estas regiões, sem exceção, são exemplos nacionais de produção, tecnologia e organização.

Embora existam diversas datas que possam ser consideradas como o início da imigração neerlandesa, a imigração em forma de Cooperativas agrícolas iniciou-se com a colônia de Carambeí, e existe um consenso entre as colônias de que esta data pode ser considerada o marco inicial da nossa imigração.

O ano de 2011 também é uma oportunidade de destacarmos o crescimento do forte relacionamento comercial entre os dois países. Os Países Baixos, apesar de seu pequeno tamanho, estão hoje entre os maiores parceiros comerciais do Brasil e entre os maiores investidores no Brasil. Só para este ano de 2010 está prevista a visita de 6 ministros neerlandeses ao Brasil, além de diversas atividades culturais que podem ser intensificadas em 2011 se declarado oficialmente o ano Brasil-Holanda.

Já estão previstas diversas festividades em todas as colônias, e a declaração do ano Brasil – Holanda seria um reconhecimento merecido à contribuição destas colônias Neerlandesas e uma oportunidade para reforçar os laços comerciais e culturais com os Países Baixos.

Atenciosamente,

Simon Johannes Maria Veldt
Presidente da Cooperativa Agro Industrial Holambra

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support