Carta de Holambra I

 In Brasil Holanda, Noticias

A história de Holambra se desenrola em meio à determinação e conquista de um povo lutador, que se colocou bravamente diante das adversidades encontradas fora da Holanda. São sessenta anos, desde a imigração holandesa ao Brasil, resultante da busca de novos horizontes, após a 2º Guerra Mundial.

Após terem feito um acordo com o Brasil – um dos poucos países a aceitar a imigração coletiva -, abriram-se às portas para a entrada de grupos holandeses no país. Assim, em 1948 foi fundada a Cooperativa Agropecuária de Holambra, na Fazenda Ribeirão, situada entre os municípios do interior paulista Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Artur Nogueira e Cosmópolis.

Usando a experiência trazida da Holanda, deu-se inicio a atividade rural. Os cinco mil hectares da Fazenda foram divididos em lotes e distribuídos aos cooperados, mediante ao compromisso de se desenvolver qualquer atividade produtiva. Com a não adaptação do gado holandês subjugado pelo clima e pelas doenças tropicais, optou-se pela lavoura diversificada e pela criação de porcos e galinhas já aclimatizados.

A estrutura agrícola hoje forte, especialmente no segmento de floricultura, é a base econômica da cidade. O turismo representa a segunda maior fonte de arrecadação do município. A cidade é hoje também sede de grandes eventos e feiras que reúnem participantes de todo o país e até mesmo do exterior. Além da Expoflora, que é realizada durante todo o mês de setembro e é considerada a maior festa de flores da América Latina, o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios, como o Enflor (Encontro Nacional de Floristas), o Garden Fair e a Hortitec.

Mas hoje a estância turística oferece muito mais opções aos seus visitantes. A Cidade das Flores conta atualmente com diversos tipos de atrações turísticas, além de uma rica e especializada gastronomia, que viaja das delícias típicas holandesas e brasileiras até aos mais elaborados pratos da cozinha internacional.

Essa visibilidade só foi possível graças ao espírito idealizador de holandeses e brasileiro, que, unidos, ergueram uma cidade conhecida em todo o território nacional, seja pela produção de flores e plantas ornamentais como pelo pólo turístico sólido.

Com as festividades da comemoração dos 100 anos de Imigração Holandesa no Brasil, no ano que vem, Holambra, em específico, conseguirá transmitir toda a essência da cultura dos primeiros imigrantes, e fará com que a comunidade enxergue, em si, a valorização de uma cultura que hoje em dia é abnegada pelas novas gerações.

Diretora Municipal de Turismo de Holambra I
Jacqueline Simões

Portal Holandês Moinho de Todos os Povos Memorial do Imigrante

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support