Exposição de Eloir Júnior retrata imigração no Paraná

 In Cultura, Noticias

A Sala do Artista Popular apresenta aos visitantes uma mostra de Eloir Amaro Júnior, artista plástico curitibano. São 17 telas, 22 peças de artesanato, livros e cartões com ilustrações próprias, algumas produzidas especialmente para a mostra.

As obras coloridas do artista representam símbolos da cultura paranaense, como a gralha azul, as araucárias, pinhões e claro, os imigrantes que colonizaram nosso estado. Retratando hábitos e o folclore de cada etnia, as peças retratam a convivência do povo holandês, ucraniano, italiano, japonês, português, entre outros.

Eloir trabalha com pintura de telas, pêssankas, bonecas ucranianas, pratos de madeira e ilustrações em livros, sempre abordando a temática das diferentes culturas que formaram o Paraná. O artista utiliza a linguagem näife, porém não tão primitiva: ele tem um cuidado especial com sombras e proporções dos desenhos. Eloir Junior nasceu em 07 de janeiro de 1969, é pós-graduado em História da Arte do Século XX, Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Designer de Moda na Universidade Tuiuti do Paraná. Possui diversas premiações, exposições individuais e coletivas, acervos nacionais e internacionais.

Serviço:

Data: 05 de outubro a 31 de janeiro/11.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Local: Sala do Artista Popular, Rua Saldanha Marinho, s/nº – anexo à Secretaria de Estado da Cultura

Classificação: Livre

Entrada franca


.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support