PHC recebeu o Ciclo de Palestras sobre Agronegócio, parceria do GRPCOM e Ocepar
O Parque Histórico de Carambeí recebeu ontem, 16 de dezembro, o Ciclo de Palestras, evento promovido pelo Grupo GRPCOM e Ocepar. Às 19h30 o eventou foi aberto pelo mestre de cerimônias, que passou a palavra a Renato Greidanus, presidente da Cooperativa Batavo, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de receber um evento como esse em Carambeí.
A primeira palestra foi de Dick Carlos de Geus, diretor da Associação do Parque Histórico de Carambeí. Dick contou um pouco das principais problemas encontradas nos Campos Gerais pelos imigrantes holandeses, quando chegaram, mas destacou que as dificuldades resultaram no desenvolvimento da região. Após comentar a aprovação do Ano da Holanda no Brasil, declarou que “A comemoração do Centenário é um momento para agradecer os imigrantes pioneiros, que desbravaram os Campos Gerais, a Deus, e a acolhida do povo e das autoridades brasileiras que ajudaram os holandeses” disse Dick de Geus. O diretor também aproveitou para apresentar um vídeo em 3D, que mostra como o PHC ficará após a conclusão das obras, e convidou a todos para investirem no parque para ajudar que essa história de luta e determinação dos imigrantes holandeses possa ser um exemplo para as gerações futuras.
O segundo palestrante foi Judas Tadeu Grassi Mendes, que possui doutorado e Ph.D. em economia pela Ohio State University, aonde também já foi professor. Tadeu Grassi também deu aulas na Meiji University, no Japão, e professor titular na Universidade Federal do Paraná. Judas Tadeu possui seis livros publicados sobre economia agrícola e empresarial. Com bom humor, conduziu a palestra de maneira leve e descontraída, e começou ressaltando a ousadia dos imigrantes holandeses de terem investido na soja em uma época em ninguém acreditava que haveria retorno financeiro. Para o palestrante, o Brasil só irá crescer quando deixar de lado toda a burocracia existente nos processos empresariais, e investir mais educação. Tadeu Grassi declarou que a baixa nos preços de automóveis e eletrodomésticos, por exemplo, não é uma conquista do setor público, mas sim do privado.
Após as palestras, houve um coquetel oferecido pela Liz Koffiehuis, confeitaria do PHC. Também foram distribuídos pelo GRPCOM, blocos de anotações e informativos dos demais apoiadores do Ciclo de Palestras.
Judas Tadeu Grassi Mendes comenta o tema de sua palestra
Dick de Geus comenta Ciclo de Palestras no PHC
Renato Greidanus, presidente da Batavo, comenta Ciclo de Palestras e PHC.