IMIGRAÇÃO HOLANDESA: Evento lembrará importância do cooperativismo

 In Clipping, Cooperativismo

Na noite de primeiro de abril acontecerá no Clube Social de Carambeí, nos Campos Gerais, um ato que lembrará da importância do cooperativismo para o sucesso da colonização holandesa. O evento faz parte das comemorações do centenário da imigração holandesa no Brasil. Associados da Batavo há mais de 65 anos, ex-dirigentes e ex-diretores serão homenageados durante a solenidade.

O presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick de Geus, esteve na manhã desta segunda-feira (09/02) na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, para convidar o presidente João Paulo Koslovski e diretores da entidade para o evento. “Queremos apresentar ao público a força do cooperativismo, que foi fundamental para o sucesso das colônias holandesas”, disse Geus, que é cooperado da Batavo há 47 anos. “Sem a organização em torno da cooperativa, dificilmente os projetos de colonização teriam dado certo”, ressaltou. “Antes da formação da Batavo, a pequena comunidade holandesa atuava de forma individual fabricando e vendendo seus produtos isoladamente. Com a organização em torno da cooperativa, em 1925, uniram esforços e prosperaram. O objetivo do evento é lembrar da importância do cooperativismo e das pessoas que o viabilizaram”, concluiu.

Fonte: OCEPAR – Organização das Cooperativas do Estado do Paraná.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support