PHC e Prefeitura de Carambeí lançam Programação Oficial da Festa do Centenário

 In Brasil Holanda, Destaque, Noticias

Renato Greidanus, Dick de Geus, Luiz Carlos Hauly, Wilson Thiessen, Frans Borg e Osmar Rickli

O Parque Histórico de Carambeí, juntamente com a Prefeitura de Carambeí e a Cooperativa Agroindustrial Batavo, realizou hoje, às 11h, uma coletiva de imprensa no prédio da Ocepar, em Curitiba. A coletiva, transmitida ao vivo pelo site do PHC, foi realizada para lançar oficialmente a programação completa das festividades da Festa do Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais, que acontecerá em Carambeí. Além do presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, estiveram presentes membros da diretoria da Cooperativa Agroindustrial Batavo e da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, além do secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e Eliane Sanches, representando o secretário estadual de Turismo.

Segundo Eliane, o PHC é “oportunidade de conhecer uma pequena Holanda, que reside em nosso estado e que contribuirá muito para o turismo paranaense”. Wilson Thiesen, representante da Ocepar, além de parabenizar os membros da APHC e da Prefeitura de Carambeí pela iniciativa de homenagear os imigrantes holandeses, enalteceu a contribuição desse povo para o agronegócio e o cooperativismo paranaense.

O presidente da Castrolanda, Frans Borg, declarou que comemorar o Centenário é também uma forma de mostrar gratidão ao povo brasileiro, que acolheu muito bem os imigrantes holandeses no Paraná. Renato Greidanus, presidente da Batavo, argumenta que além de homenagear a acolhida brasileira, o Centenário também é uma maneira de agradecer, ainda que postumamente, os primeiros imigrantes que chegaram aos Campos Gerais e enfrentaram dificuldades e doenças, e apesar disso não desistiram e prosseguiram plantando a semente do cooperativismo e do cristianismo.

Para Osmar Rickli, o prefeito de Carambeí, a cultura holandesa se resume em um tripé em que figuram o cooperativismo, a educação e o cristianismo, e que foi pensando em enaltecer esses sentimentos, que em 2005, em seu primeiro mandato, ele instituiu a Festa dos Imigrantes como permanente no calendário da cidade. Para Dick de Geus, o PHC, é a melhor forma de contar essa história, e também a da região, o que para ele significa que os visitantes do parque podem se informar sobre diversos assuntos relacionados ao agronegócio e tecnologia agrícola, além de entender melhor como aconteceu o desenvolvimento dos Campos Gerais.

O deputado Luiz Carlos Hauly, autor na lei que institui o Ano da Holanda no Brasil e que aguarda sanção da presidente Dilma Roussef, comentou que o tripé da cultura holandesa, apontado por Rickli, deveria ser marca de todas as nacionalidades. “O cooperativismo traz para nós o espírito da Revolução Francesa: liberdade, fraternidade e igualdade. O cristianismo e o cooperativismo, tão difundidos pelos imigrantes holandeses, são equivalentes a fraternidade” declarou Hauly.

Abaixo, lista de links de entrevistas cedidas ao WebCom Brasil:

O Secretário da Fazenda do Estado do Paraná Luiz Carlos Hauly fala sobre o projeto de Lei que institui 2011 como o ano da Holanda no Brasil, em comemoração aos 100 anos de colonização holandesa no Brasil.

O Prefeito de Carambeí/PR Osmar Rickli fala sobre a comemoração dos 100 anos de colonização holandesa no Brasil.

O Presidente da Batavo Renato João de Castro fala sobre a comemoração dos 100 anos da colonização holandesa no Brasil e a contribuição desta comunidade para o cooperativismo.

O ex-Presidente da Ocepar Wilson Thisen fala sobre a importância da comunidade holandesa para a o cooperativismo do Paraná em homenagem aos 100 anos da imigrição dos Holandeses no Brasil.

O Presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí Dick De Geus fala sobre a inauguração do Parque que será realizada em abril e também sobre a comemoração dos 100 anos da comunidade Holandesa no Brasil.

Confira a programação:

.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support