Johan Scheffer, do Grupo Coral de Homens, comenta a Festa do Centenário
“Nem todos alcançam a idade de 100 anos. Somente os mais fortes têm este privilégio. Quando a imigração holandesa nos Campos Gerais completar um século de existência, estamos observando de perto uma prova desta força. Não apenas na cidade de Carambeí e sua potente cooperativa Batavo, mas também nas cooperativas vizinhas, a Castrolanda e a Capal.
São associados destas três cooperativas que mantêm uma típica e tradicional expressão cultural holandesa, que é o canto, através de um coral masculino. Na Holanda não existe uma única cidade que não tenha um coral masculino e, dependendo do tamanho, pode haver vários corais numa mesma cidade.
A imigração holandesa no Brasil é de tal importância que o Congresso Brasileiro declarou o ano de 2011 como Ano da Holanda no Brasil. Desta forma todos os núcleos de imigração holandesa participam desta grandiosa festa. Assim haverá a participação de vozes masculinas de quase todas as colônias holandesas para, unidas num grande coral, lembrar as suas origens, louvar a presença na terra brasileira e agradecer a Deus pelas muitas bençãos recebidas.” Johan Scheffer
Veja a Programação completa da Festa do Centenário da Imigração Holandesa! .