Mulheres Cooperativistas Batavo conhecem o Parque Histórico

 In Cooperativismo, Noticias

Cerca de 90 mulheres estiveram na Casa da Memória

Na tarde de segunda-feira, 14/03, cerca de 90 mulheres cooperativistas da Batavo participaram do lançamento da programação da Festa do Centenário, que será realizada no período de 01 a 04 abril, em Carambeí.

O evento foi realizado na Casa da Memória, com o objetivo das participantes vivenciarem a história da imigração. De acordo com o organizador do evento, Luciano Tonon Silva, a vinda do evento técnico para este local proporcionou às mulheres uma viagem ao passado, onde puderam vislumbrar a grandiosidade do acervo dos imigrantes da região. “Além disso, o cenário da Casa da Memória, com suas várias obras, deixou o evento técnico mais descontraído, facilitando os trabalhos conduzidos pelo palestrante e empresário da área financeira, Altemir Farinhas”, comenta o assessor de comunicação da Cooperativa.

Presidente Dick de Geus apresenta a história da imigração

Como anfitrião do evento, o Presidente da APHC, Sr. Dick Carlos de Geus, relembrou a história da imigração holandesa nos Campos Gerais através de uma apresentação personalizada, onde a mulher teve uma importante participação no desenvolvimento de Carambeí. “As mulheres foram fundamentais para o sucesso da colonização. Elas trabalhavam na produção do queijo, e graças à forma de preparo e dedicação, o produto chegou a receber, na época, medalhas de ouro como o melhor queijo do Brasil. Por isso é que aqui se criou a primeira cooperativa de produção do País, pois os imigrantes tinham esta vontade de vencer num novo país, com um trabalho justo e de forma unida, onde todos participavam”, afirmou Dick.

Para o Presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, que procedeu às boas vindas, a participação expressiva neste evento demonstra esta preocupação das mulheres em estar sempre aprendendo mais e contribuindo nos diferentes segmentos da sociedade. “Sabemos o importante papel que a mulher desempenha no lar e nos negócios, procurando continuamente superar desafios para melhorar a qualidade de vida de todos à sua volta. A Cooperativa respeita e valoriza esta participação das mulheres”, conclui o Presidente.

Apresentação cultural

Para criar um momento cultural, a Secretaria de Educação e Departamento da Cultura  proporcionaram a apresentação do Grupo Folclórico de Danças Holandesas da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas. Composto de crianças de 4as e 6as. séries, o grupo apresentou seis danças tradicionais da Holanda, resgatando os costumes de regiões daquele país.

Após o café colonial que encerrou o evento, as mulheres cooperativistas receberam rosas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, e foram acompanhadas para um passeio na Vila Histórica do Parque, que está quase sendo finalizado para as festividades do Centenário da Imigração Holandesa..

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support