A Holanda paranaense

 In Brasil Holanda, Clipping

No início, parecia impossível. O ambiente de mata nativa, desconhecido para o europeu, causou baixas e exigiu sacrifícios. Mas os imigrantes holandeses que vieram tentar a sorte no Brasil se superaram em uma terra distante, do outro lado do Oceano Atlântico. Isso porque nunca desistiram de buscar as oportunidades. Com o tempo aprenderam a lidar com a terra, com a natureza e com os animais, fazendo do Paraná a sua casa e transformando Carambeí na Holanda paranaense.

Toda essa saga completou seu centenário em abril de 2011. O ano de 1911 é o marco da imigração holandesa no Brasil, devido à instalação da primeira colônia. Localizada nos Campos Gerais, tornou-se o município de Carambeí, que fica às margens da PR-151, administrada pela CCR RodoNorte, entre Castro e Ponta Grossa. Em comemoração à data, a população descendente reconstruiu sua vila histórica, que fica aberta à visitação.

Leia na íntegra.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support