Portal do MinC: Festival Europalia

 In Clipping, Cultura

A missão do MinC a Bruxelas entre os dias 20 e 22 de junho, que incluiu a ministra da Cultura Ana de Hollanda, gerou o peso institucional necessário para fazer avançar os preparativos do festival Europalia.Brasil, edição 2011, que tem o Brasil como convidado. O festival, maior vitrine de cultura no continente, será aberto em 4 de outubro nesta que é a capital da União Européia e, conforme diplomatas, concentra mais representações e órgãos estratégicos do que Washington.

Reuniões diárias com o time Europalia, visitas da ministra a cada um dos mais importantes espaços que abrigarão os eventos e o apoio do Embaixador do Brasil para o Reino da Bélgica, André Amado, contribuiram para se desenhar melhor a programação do evento, obviamente complexa. São cerca de 130 shows; 90 palestras e conferências; 60 apresentações de dança; 40 de teatro; 17 exposições – tudo isso em cinco países. Nomes que vão de Tom Zé a Paulo Mendes da Rocha e Zé Celso, passando por apresentações ao vivo de índios Mehinaku e Kaiapó esquentam manchetes dos mídias europeus. Ainda mais depois de uma coletiva de imprensa da ministra Ana concedida na terça, 21, a mais de 50 jornalistas.

Avançou-se na direção da assinatura de um memorando de entendimento Brasil-União Européia que abrirá mais o continente à cultura brasileira. E se nota um nítido reposicionamento da imagem do Brasil, conforme testemunhos de europeus.

Leia na íntegra.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support