Colaboradores do Sistema Ocepar/Sescoop-PR visitam a cooperativa Batavo

 In Clipping, Cooperativismo

Colaboradores do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, juntamente com seus familiares, participaram, na última sexta-feira (24/06), de uma Imersão em Cooperativismo que teve início com uma visita à Batavo Cooperativa Agroindustrial, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. A Imersão foi promovida em parceria com a Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo que, durante a visitação à Batavo, apresentou os novos produtos que estarão disponíveis a partir de 2011/12 e os já ofertados nas regiões de atuação, com destaque aos roteiros técnicos e os de imersão, que promovem intercâmbio de informações e atraem turistas de diversas regiões com interesse na cultura, gastronomia, arquitetura, natureza e no processo de colonização da região.

Para o presidente da Batavo, Renato Greidanus, o contato dos colaboradores do Sistema, trazendo a família, é algo muito positivo para que todos conheçam a realidade e o funcionamento das cooperativas e se orgulhem do que é produzido em nosso Estado.

Centenário – Após a apresentação dos 34 produtos disponíveis aos turistas pela Cooptur, o presidente da cooperativa, Dick de Geus, mostrou a história de Carambeí, que este ano comemorou os 100 anos de imigração holandesa, baseada no tripé educação, religião e cooperativismo

Parque Histórico – Após a visita à Cooperativa Batavo, os participantes dirigiram-se ao Parque Histórico de Carambeí para um almoço típico indonesiano e para vislumbrarem a grandiosidade do maior museu a céu aberto do país, que retrata uma vila da época da colonização. A programação incluiu ainda visita ao orquidário e o cactário de um cooperado onde se encontra a maior bromélia do Brasil.

Sobre a Cooptur – Constituída em 2004, a primeira cooperativa de empreendedores de turismo do Brasil conta atualmente com a participação de oito municípios (Colônia Witmarsum, Carambeí, Colônia Castrolanda, Tibagi, Arapoti, Sengés, Prudentópolis e Colônia Entre Rios), onde existem associações de produção formadas a partir de colonizações europeias. E também, como opção cultural, a cidade da Lapa. Todos trabalham juntos em busca de um turismo sustentável e de qualidade. (Imprensa Batavo)

Produtores da Camp conhecem sistema de processamento de leite

Visando uma futura parceria para diversificação, opção de renda e estruturação da bacia leiteira da região de Prudentópolis, que possui grande vocação para a atividade, a comitiva de pecuaristas visualizou como funciona o sistema cooperativista da Batavo que agora contará com uma indústria para processar o leite produzido, agregando valor ao produto. Outro fator importante destacado pelo presidente da Batavo, Renato Greidanus, foi a questão da fidelização que gera uma série de benefícios aos cooperados.

Investimentos – Renato Greidanus apresentou o desenvolvimento dos produtores nos últimos 10 anos e os constantes investimentos em infraestrutura para atender a melhora dos índices produtivos nas propriedades, resultado de um trabalho profissionalizado e atuante da assistência técnica, além dos produtos e serviços que contribuem para este crescimento sustentável. Na área de empreendedorismo e geração de resultados, foram apresentados os programas implantados pela cooperativa, que resultam na qualidade da produção e, como consequência, as bonificações para estímulo na atividade.

Parceria – Os associados da Camp, crentes de uma possível parceria entre as cooperativas, visitaram a nova indústria de leite, que será denominada Frísia Alimentos, e que inicialmente processará 400 mil litros de leite ao dia. Em fase final de construção e subsequente ampliação, os pecuaristas se impressionaram com a grandiosidade da estrutura e as máquinas de última geração para garantir a qualidade na produção. Ao final da visita, manifestaram admiração pelo sistema cooperativista que se pratica pela Batavo.

Disponível em:
Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) – Colaboradores do Sistema[…]
Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) – Produtores da Camp conhecem[…]

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support