34º Zeskamp acontece em Carambeí

 In Destaque, Noticias

A 34ª edição do Zeskamp, Olimpíada Intercolonial Holandesa, acontece este ano em Carambeí, no Paraná, de 20 a 24 de julho. As seis grandes comunidades holandesas do Brasil, das cidades de Carambeí (PR), Arapoti (PR), Castrolanda (PR), Holambra I (SP), Holambra II (SP) e Não-Me-Toque (RS) participam do evento, que procura incentivar a prática esportiva e, também, a cultura e a valorização à família.

“Zeskamp” significa “seis campos”, referência às comunidades holandesas existentes no Brasil e suas respectivas cooperativas, responsáveis por um faturamento anual de mais de R$ 3 bilhões. A 34ª edição integra a programação de comemorações do Centenário da Imigração Holandesa e do Ano da Holanda no Brasil, e é o maior evento do calendário, com a previsão de mais de 3 mil pessoas reunidas.

Além das competições de tênis, vôlei e futebol, nas modalidades infantil, feminino e masculino, há a tradicional gincana, que neste ano celebra a imigração holandesa com suas seis provas de esforço físico, que reúnem as memórias dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil. Mário Dykstra, da organização do evento, explica: “Sem dúvida há uma competição, por conta dos jogos e das provas, mas no fim das contas o nosso objetivo é reunir as colônias, criar um período de confraternização”.

Segundo Gaspar de Geus, coordenador geral do evento, além das competições esportivas, essa edição do Zeskamp será especial também por apresentar diversas atrações artísticas, dentre as quais se destaca o músico holandês Syb Van Der Ploeg.

Falando de Histórias

Durante o Zeskamp, no dia 22, sexta-feira, às 18h, a Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC) lança o terceiro livro da Coleção Imigrantes: “Falando de Histórias II”, parte das comemorações do Centenário da Imigração. Organizado pelo professor da UEPG, Niltonci Chaves, o livro é o segundo volume de uma coletânea de doze temas relacionados à vida dos imigrantes em Carambeí.

Por meio do site www.zeskamp2011.com.br é possível acompanhar os jogos através de transmissão ao vivo, além de informar-se sobre os preparativos e toda a programação do evento.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support