Caminhos do Campo: Legado secular impulsiona lavoura e pecuária

 In Clipping

A herança dos imigrantes holandeses, que há 100 anos ocupam os Campos Gerais do Paraná, vai além das histórias de lutas e conquistas e das fazendas agropecuárias deixadas aos seus descendentes. As primeiras famílias de colonos a deixarem a Holanda, em meio à crise que castigava o continente europeu, mudaram o agronegócio brasileiro ao se assentarem em Caram­­beí e abrirem caminho para que outros grupos se estabelecessem, nas décadas seguintes, também em Castro e Arapoti. O cooperativismo, o melhoramento do gado leiteiro e a difusão do plantio direto são reconhecidos como iniciativas holandesas.

As três contribuições foram desenvolvidas para suprir a necessidade de produção e comércio e enfrentar os desafios impostos aos colonos holandeses no século passado. O sucesso inquestionável obtido ao longo das décadas fortaleceu os métodos e fez com que imigrantes de outras etnias e produtores brasileiros adotassem as mesmas tecnologias, que se tornaram imprescindíveis para a gropecuária nacional.

Leia na íntegra.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support