Alep presta homenagem à comunidade holandesa em sessão solene

 In Brasil Holanda, Noticias

A colônia holandesa paranaense foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com uma sessão, nesta terça-feira (20), comemorativa e alusiva ao Ano da Holanda no Brasil e ao centenário desta imigração. “Nós paranaenses devemos muito para os holandeses, pois eles deram sua contribuição, e continuam dando, ao nosso desenvolvimento”, afirmou o presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni.

O deputado Marcelo Rangel, proponente da sessão, disse que a solenidade é uma demonstração de respeito e reconhecimento do Estado aos holandeses que para cá vieram e seus descendentes. “A comunidade holandesa contribui diariamente na construção e na pujança de nosso Estado”, argumentou.

O presidente do Parque Histórico de Carambeí e homenageado da noite com uma Menção Honrosa, Dick De Geus, salientou o sentimento da comunidade em respeito à sessão comemorativa. “Sinto-me orgulhoso em ver o reconhecimento do trabalho feito pelos imigrantes durante estes últimos 100 anos, onde pudemos dar uma boa contribuição ao Paraná”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, que enquanto deputado federal foi o responsável pela ação que veio a culminar no ato de que 2011 fosse o Ano da Holanda no Brasil. “Tive a honra de ter tomado essa iniciativa que trouxe este ano de comemoração aos nossos imigrantes holandeses”, afirmou.

O Cônsul Geral da Holanda em São Paulo, Louis Piët, que também recebeu uma Menção Honrosa durante a sessão, contou que está no Brasil há três anos e que esta é a primeira sessão parlamentar que participa em homenageando aos imigrantes de seu país, o que lhe trouxe muita alegria.

Comunidade – O presidente da Batavo Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, disse que a homenagem é muito representativa aos descentes. “É o reconhecimento dos trabalhos dos nossos antepassados dentro deste país maravilhoso, que fez com que o povo holandês encontra-se aqui um novo lar e um novo futuro aos seus descendentes”, afirmou.

O diretor presidente da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, Frans Borg, disse que toda a comunidade holandesa ficou emocionada pela homenagem. “Esse é o resultado da integração que os holandeses tiveram aqui no Brasil, nossa nova pátria”, ressaltou.

Apresentações – A solenidade foi abrilhantada pela apresentação do Coral Masculino ABC, pela Banda de Música da Polícia Militar do Paraná e pelo Grupo Folclórico da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosa.

O coordenador do Projeto Pedagógico de Intercâmbio Estudantil, Mauricio Bernardo, fez uma apresentação da ação de resgate histórico que, através de uma Olimpíada do Saber, selecionou oito alunos da rede municipal de ensino que foram contemplados com uma viagem de 10 dias à Holanda na qual aprenderam sobre a Cultura, os Valores e Cotidiano daquele país.

Texto: Ari Lemos

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support