Produção agrícola aumenta com invenção holandesa
Mais produção agrícola com menos água. A invenção que consegue isso recebeu o título de ‘inovação do ano’ das empresas holandesas. As pessoas por trás da invenção dizem estar contribuindo modestamente para a luta contra a escassez de alimentos.
Quanta água é necessária para produzir um quilo de feijão ou um saco de batatas? Para uma caixinha de morangos? Para um pacote de batatas fritas? A Dacom, uma empresa da cidade de Emmen, no norte da Holanda, desenvolveu um aparelho que pode dar respostas detalhadas a estas perguntas, o TerraSen.
Trata-se de um tubo de 60 centímetros com um sensor que mede a umidade do solo em diferentes profundidades. Os dados coletados são enviados a um banco de dados central, juntamente com a previsão do tempo para o local. O produtor então recebe um retorno com um conselho de rega e a quantidade de água que deve ser usada. Isso pode ser feito em qualquer parte do mundo. A Dacom atua em vários países: Arábia Saudita, Rússia, Argentina, Tunísia, China, África do Sul, EUA e em quase todos os países da Europa Ocidental.