Orquestra Philips abre turnê em Ponta Grossa

 In Brasil Holanda, Noticias

A Orquestra Sinfônica Philips estreou a turnê brasileira na noite deste domingo (9), em Ponta Grossa, no auditório principal do Cine-Teatro Ópera.

A série de concertos, que incluem ainda Curitiba e São Paulo, faz parte do calendário alusivo ao centenário da imigração holandesa no Paraná e ao ano da Holanda no Brasil e é uma realização da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), em parceria com a Copel.

Com um repertório variado, que circulou do Clássico Contemporâneo, Jazz e até MPB, a orquestra cativou a plateia já no início da apresentação quando executou a Trenzinho Caipira, do compositor brasileiro Heitor Villa Lobos. Ao final do show, acompanhada em pé e ao som de palmas, os músicos tocaram a Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Segundo o presidente da APHC, Dick de Geus, este é um evento para coroar as comemorações do centenário. “Nossos ancestrais, e a colônia holandesa, contribuíram muito para o desenvolvimento econômico de nosso Estado e não poderíamos deixar de destacar também a contribuição cultural, por isso trouxemos a orquestra para este que é um dos últimos momentos de nossos festejos”, disse.

Jairo Ferreira, diretor do Conservatório de Música de Ponta Grossa e da Orquestra Sinfônica do município, destacou o repertório executado e a emoção transmitida. “Percebe-se que os músicos tocaram com muito prazer e emoção, e isso deixou o concerto espetacular”, disse.

O maestro Jules van Hessen mostrou-se entusiasmado após o primeiro espetáculo e destacou a receptividade do público brasileiro. “Foi incrível, nos sentimos muito bem e gostamos muito das reações da plateia”, destacou.

Concertos – A orquestra ainda se apresenta nesta segunda-feira (10) em Ponta Grossa, depois segue para Curitiba onde tocará no Teatro Guaíra na quarta-feira (12) e na Sala São Paulo, em São Paulo, no próximo domingo (16)

Orquestra – A Orquestra Philips foi fundada em 1930, por Frits Philips, na cidade holandesa de Eindhoven, com o nome de “Elio Fide”. Apenas em 1995 o nome atual, “Philips Symfonie Orkest”, passou a ser utilizado em apresentações. Os últimos anos marcaram positivamente a história da Orquestra, quando em 1995 foi a primeira sinfônica holandesa a se apresentar em Pequim e realizou vários concertos em Bangkok e Tailândia, além de sair em turnê pela Itália. A Orquestra conta com um corpo de cem integrantes de diferentes idades.

 

 Texto: Ari Lemos

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt