Umidade e temperaturas baixas: alerta para produtor de batatas

 In Clipping
De duas a três horas. Esse é o período necessário para que a requeima da batata, doença fúngica, também conhecida por “mela” e “crestamento de Phytophthora”, se alastre pela cultura, ocasionando grandes perdas ao agricultor.
O alto potencial destrutivo do fungo é caracterizado pela sua capacidade em produzir, de forma abundante, esporângios, que germinam e se disseminam pelo vento e pela água disponível. Por esse motivo, a condição ambiental é um ponto que deve ser bem analisado pelo produtor, afinal situações de umidade relativa elevada (neblina, chuva, orvalho e, principalmente, irrigação) e temperaturas amenas, entre 18 e 22ºC, impulsionam a ação da doença e comprometem o plantio em qualquer fase do seu ciclo. Vale lembrar que a umidade pode afetar ou interferir na germinação do fungo, sendo assim, o excesso de adubação nitrogenada também favorece o ataque da requeima da batata.
Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support