Ano da Holanda: Filmes para pequenos cidadãos

 In Brasil Holanda, Clipping

DIA DAS CRIANÇAS É A MAIOR DIVERSÃO

 

FERIADO Festival Internacional de Cinema Infantil começa hoje, no Recife, em três salas da cidade. A abertura acontece às 10h, com a produção alemã Os três ladrões, no São Luiz

 

Tradicionalmente, o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), em sua 9ª edição, começa no Recife no Dia das Crianças. Na verdade, o Fici é uma operação tão gigantesca que é preciso dois meses de itinerância para cobrir 10 cidades brasileiras. Começa no início de setembro em São Paulo e só termina na última semana de outubro, em Belo Horizonte. Desde o ano passado, a versão recifense consolidou-se ainda mais com a programação se espalhando por três salas: São Luiz, Rosa e Silva e Cinema da Fundação.

 

Hoje, na abertura do evento, marcada para às 10h, no Cinema São Luiz, o filme escalado para abrir o apetite das crianças e seus acompanhantes é a animação alemã Os três ladrões (2007), de Hayo Freitag. Em termos de arte, o filme lembra um pouco o francês As bicicletas de Belleville (2003). Mas as comparações param por aqui porque Os três ladrões é um filme feito especialmente para o público infantil. A história é sobre uma menininha órfã que segue para um castelo nas montanhas e é surpreendida por três ladrões de estrada. Vendo ali a chance de se livrar da tia malvada, a menina diz para os ladrões que ela é uma princesa riquíssima.

 

De acordo com a organização do Fici, cerca de 100 filmes serão exibidos de hoje até o dia 23. Em cartaz, muitos longas e curtas-metragens inéditos em versões dubladas, vindos de 20 países. Um dos maiores destaques é a mostra A Arte do Cinema Japonês para Crianças, composta por cinco filmes, com apenas um conhecido do público brasileiro, o bonito Ponyo – O amigo que veio do mar (2008), de Hayao Miyazaki. Os inéditos são Komaneko (2006), de Tsuneo Goda, sobre um gatinho que mora com a avó na montanha e adora fazer bonecos para usar em filmes de animação, O mundo encantado de Gigi (2009), de Rintaro, que segue as aventuras de uma menina órfã que se fantasia de pinguim e se imagina um deles, O diário do panda (2008), de Tadashi Mori, sobre dois irmãos pandas de quatro anos, e As grandes aventuras da abelha Hutch (2010), de Tetsuro Amino, que conta a história de uma abelhinha em busca da mãe.

 

Para comemorar o Ano da Holanda no Brasil, serão apresentados quatro longas-metragens. Um deles foi um dos principais destaques do ano passado: Iep! (2010), de Elen Smit, que maravilhou crianças e adultos com a história de uma menina-pássaro. Os outros três são African Bambi (2007), de Alan Miller, Um presente para Winky (2005), de Mischa Kamp, e Sopa de sapo (2009), de Simone van Dusseldorp.

 

Da Europa, ainda vão ser exibidos os dinamarqueses Meu amigo Storm (2009), de Giacomo Campeotto, e O grande Urso (2011), de Esben Toft Jacobsen, o norueguês Poli, o fusquinha da polícia (2009), de Rasmus A. Sivertsen, o alemão A poeira dos sonhos (2010), de Nathan Greno e Byron Howard, e o estoniano O menino que queria ser Viking (2010), de Katrin Laur. Da África e Ásia, vieram Soul boy – À procura da alma (2010), de Hawa Essuman, uma produção entre a Alemanha e o Quênia, e o longa em episódios Contos indianos, (2009), de Munhal Shroff e Tilakraj Shetty.

 

Alguns filmes mais conhecidos da criançada também vão ser oferecidos pelo Fici, entre eles as animações Animais unidos jamais serão vencidos (2010), dos alemães Reinhard Klooss e Holger Tappe, Os smurfs (2011), de Raja Gosnell, e a produção da Disney Enrolados (2010), de Nathan Greno e Byron Howard. Neste grupo, entram ainda o brasileiro Desenrola (2010), de Rosane Svartman, e Matilda (1996), de Danny De Vitto.

 

As tradicionais sessões com dublagens ao vivo também estão de volta, com concorridas sessões especiais O Pequeno Cientista (que exibe o documentário Oceanos), e O Pequeno Jornalista (com Ponyo – O amigo que veio do mar).

 

Fonte:

Fundação Joaquim Nabuco

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support