Grupo de trabalho da IN 51 deve ser definido

 In Clipping

Na próxima segunda-feira, 7, uma reunião entre representantes do setor lácteo e o Ministério da Agricultura deverá decidir o grupo de trabalho designado para avaliar os gargalos para aplicação de regras mais rígidas para a Instrução Normativa 51. O encontro ocorre quatro meses depois de o governo prorrogar, pela segunda vez, a vigência dos novos parâmetros para a qualidade do leite e determinar a criação do grupo.

A normativa esteve entre os temas debatidos no Workshop NFT  (Nutrition for Tomorrow Alliance) realizado na tarde desta quarta-feira, 2, na Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite 2011), que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O encerramento do ciclo de palestras reuniu especialistas e lideranças para debater os rumos e gargalos do setor lácteo.

A IN 51 exigiria a redução em 87% da contagem total de bactérias e em 50% da contagem de células somáticas presentes em cada mililitro de leite. Com isso, o limite de contagem bacteriana total (CBT), que atualmente é de 750 mil Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por mililitro, baixaria para 100 mil UFC/ml com relação à contagem de células somáticas (CCS), o teto passaria de 750 mil células/ml para 400 mil/ml.

Conforme Jorge Rubez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), está em discussão a redução do número de unidades formadoras de colônias para 700 mil UFC, número próximo do praticado pelos EUA. “O mundo inteiro não produz desta forma”, argumenta o dirigente.

 

 

Leia na íntegra. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support