Livro resgata primórdios da imigração holandesa no Brasil

 In Clipping

Um evento em Carambeí, na região dos Campos Gerais, marcou o lançamento do livro “A Colônia de Gonçalves Júnior (Irati / Paraná) – A Imigração Holandesa de 1908-1909 no Brasil”, na última sexta (04). A obra é o quarto volume da coleção Imigrantes em Carambeí, que narra a chegada deles ao Brasil e como se deu a sua adaptação ao solo brasileiro.
Escrito pelo casal Willem Eltje Kiewiet – holandês erradicado no Brasil desde 1980 – e Ruth Los-Kiewiet – brasileira descendente de holandeses, o livro aborda a trajetória da imigração holandesa na Colônia de Gonçalves Júnior – primeiro local de parada da etnia em solo paranaense, e relata as dificuldades enfrentadas por eles para permanecer no local, o que ocasionou o retorno de muitos holandeses às origens. Outros resistiram e migraram até Carambeí. Ao todo, a Coleção Imigrantes já possui três livros publicados e também conta com o periódico Almanaque Imigrantes.
Um dos autores, Willem Eltje Kiewiet, relata que o passo inicial para a confecção do livro foi dado em setembro do ano passado, quando recebeu de um amigo o diário do imigrante Leendert Verschoor, bisavô de sua esposa, Ruth Los-Kiewiet, escrito durante sua viagem ao Brasil e sua estadia em Gonçalves Júnior, pelo registro diário de suas ações.
“Falei com minha esposa para irmos até Irati, pois ainda não conhecia nada por lá. Ela telefonou para a Casa da Cultura, onde falou com o senhor José Maria Grácia Araújo, e ele ficou muito entusiasmado e nos recebeu num domingo. Primeiro ele nos mostrou Irati e, de tarde, Gonçalves Júnior, porque nós não sabíamos nada quase sobre lá”, descreve. O anfitrião apresentou ao casal os livros de seu avô, o Coronel Manoel Grácia, o acervo da Casa da Cultura e os apresentou a três famílias de descendentes de holandeses, com os quais reuniram uma série de fotos e documentos.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt