Livro resgata primórdios da imigração holandesa no Brasil

 In Clipping

Um evento em Carambeí, na região dos Campos Gerais, marcou o lançamento do livro “A Colônia de Gonçalves Júnior (Irati / Paraná) – A Imigração Holandesa de 1908-1909 no Brasil”, na última sexta (04). A obra é o quarto volume da coleção Imigrantes em Carambeí, que narra a chegada deles ao Brasil e como se deu a sua adaptação ao solo brasileiro.
Escrito pelo casal Willem Eltje Kiewiet – holandês erradicado no Brasil desde 1980 – e Ruth Los-Kiewiet – brasileira descendente de holandeses, o livro aborda a trajetória da imigração holandesa na Colônia de Gonçalves Júnior – primeiro local de parada da etnia em solo paranaense, e relata as dificuldades enfrentadas por eles para permanecer no local, o que ocasionou o retorno de muitos holandeses às origens. Outros resistiram e migraram até Carambeí. Ao todo, a Coleção Imigrantes já possui três livros publicados e também conta com o periódico Almanaque Imigrantes.
Um dos autores, Willem Eltje Kiewiet, relata que o passo inicial para a confecção do livro foi dado em setembro do ano passado, quando recebeu de um amigo o diário do imigrante Leendert Verschoor, bisavô de sua esposa, Ruth Los-Kiewiet, escrito durante sua viagem ao Brasil e sua estadia em Gonçalves Júnior, pelo registro diário de suas ações.
“Falei com minha esposa para irmos até Irati, pois ainda não conhecia nada por lá. Ela telefonou para a Casa da Cultura, onde falou com o senhor José Maria Grácia Araújo, e ele ficou muito entusiasmado e nos recebeu num domingo. Primeiro ele nos mostrou Irati e, de tarde, Gonçalves Júnior, porque nós não sabíamos nada quase sobre lá”, descreve. O anfitrião apresentou ao casal os livros de seu avô, o Coronel Manoel Grácia, o acervo da Casa da Cultura e os apresentou a três famílias de descendentes de holandeses, com os quais reuniram uma série de fotos e documentos.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support