Revista Cabra e Ovelha: O ano da Holanda no Brasil

 In Clipping

Este ano o Brasil comemora os 100 anos da imigração holandesa.
E por consequência, 2011 está sendo comemorado como o
“Ano da Holanda no Brasil”.

 

E é por isso, que em homenagem a esta colônia de imigrantes maravilhosa, que se espalhou pelo nosso País, com concentração maior em algumas regiões, como o Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo, e que muito contribuiu e vem contribuindo para o fomento e o desenvolvimento da nossa caprinovinocultura, é que estamos nesta edição, homenageando os criadores holandeses e seus descendentes. Obviamente não conseguimos conversar e nem mostrar o trabalho de todos, mas através do trabalho e do exemplo destes que nesta matéria serão apresentados, fica aqui a nossa homenagem e a de todo o nosso segmento da caprinovinocultura, a esta gente maravilhosa e tão dedicada à atividade, ao trabalho e ao Brasil.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 1911, um grupo de 450 imigrantes neerlandeses da província da Holanda do Sul, estabeleceram-se em Carambeí/PR. Os imigrantes neerlandeses fundaram em 1925 a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios Batavo, a primeira cooperativa de laticínios do Brasil, nacionalmente conhecida como BATAVO, desde 1941, e considerada uma cooperativa exemplar.

 

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support