Representantes das cooperativas participam de Conferência Paranaense

 In Clipping, Cooperativismo

A I Conferência Paranaense do Trabalho Decente, realizada em Curitiba na sexta-feira (25/11) e sábado (26/11), reuniu em torno de 500 pessoas, entre representantes do governo, trabalhadores e dos empregadores. O Sistema Ocepar participou do evento com cerca de 50 delegados. Na oportunidade, foram eleitos os delegados paranaenses que vão representar o Estado na Conferência Nacional, de 2 a 5 de maio de 2012, em Brasília (DF), entre eles estão os advogados da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) Anderson Lechechen e Lusia Massinhan, e o diretor administrativo da Cooperativa de Transporte e Logística de São José dos Pinhais (Cooperlog), Jean Carlos Ruthes.

 

Promoção – A Conferência Estadual foi promovida pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Grupo Executivo do Trabalho Decente e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. Antes dela, foram realizadas seis conferências regionais preparatórias, entre os meses de setembro e outubro, nas cidades de Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina, Caiobá e Ponta Grossa, com a participação de duas mil pessoas.

 

Propostas – Durante os eventos, várias propostas foram discutidas de acordo com os eixos: princípios e direitos fundamentais do trabalho; proteção social; trabalho e emprego e fortalecimento do tripartismo e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática, com o objetivo de apontar ações para melhorar as relações de empregados e empregadores, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, à exploração do trabalho infantil e à erradicação da pobreza extrema e do trabalho análogo ao escravo.

 

Acordo – “Essa iniciativa é resultado de um acordo firmado entre o Brasil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e deve resultar em um documento que irá nortear a elaboração das normas que vão regulamentar as relações de trabalho no país”, explica o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa.

 

Fonte:

Informe Diário nº 2727 – OCEPAR

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt