FIRJAN debate importância do Design na Indústria
“Valorizamos muito a pesquisa de tendências. Analisamos o que são as mudanças que estão acontecendo e por que as pessoas estão passando por aquelas mudanças”, esse foi o foco principal da apresentação da diretora de Criação e Tendências de Estilo da empresa holandesa Philips, Claudia Lieshout, durante a quarta edição do Rio Design Indústria.
Sobre o trabalho, ela adiantou que, independente do tamanho do projeto, existem seis etapas: insights, exploração, finalização da proposta de valor, desenvolvimento da estrutura criativa, articulação da marca e a execução de todos os pontos.
“Diferente do que era feito antes, hoje nos concentramos nas pessoas para depois criar. Criamos valor através do valor de pessoas”, complementou a diretora de Criação e Tendências de Estilo da Philips.
O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a importância da relação entre o Brasil e a Holanda: “Para nós, do Rio de Janeiro e da produção do evento, é muito satisfatório presenciarmos este dinamismo que estamos construindo. Já é a quarta edição do Rio Design. E esta relação entre Brasil e Holanda é muito feliz, pois trata-se de um país que se destaca no mundo hoje. E o Rio de Janeiro tem se destacado também em termos de sua capacidade de inspirar, através de sua gente, da criatividade do povo”.
De acordo com a vice-presidente da FIRJAN, Angela Costa, que abriu o evento, o design tem sido uma ferramenta estratégica utilizada em todo o mundo. “É um fator diferencial de agregação de valor a produtos e serviços nos mais variados segmentos”, disse, ressaltando a importância do Rio Design Indústria para o desenvolvimento do estado.