As cooperativas são o carro chefe da agricultura, diz Norberto Ortigara

 In Clipping, Cooperativismo

O Secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, destacou durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, o papel das cooperativas para o desenvolvimento agropecuário do Paraná. “A parceria com o setor é fundamental, pois as cooperativas são o carro chefe da agricultura e da agroindústria paranaense. Por este motivo, procuramos trabalhar em sintonia, construindo alternativas em conjunto porque assim ganhamos mais velocidade nas ações”, afirmou o secretário, lembrando que as cooperativas representam cerca de 2/3 de toda a riqueza do meio rural e projetam para este ano um resultado econômico de R$ 30 bilhões. “Além da força econômica, as cooperativas congregam, agregam facilitam, capacitam e assistem aos produtores. Tudo isto traz a possiblidade do avanço”, comenta.

 

Balanço positivo – Em relação à agricultura, o secretário disse que o ano de 2011 foi positivo para o setor produtivo. “Foram dois anos consecutivos de bom desempenho, boa safra, boa produtividade e, de maneira geral, de bons preços. Então, foi bom para a agricultura porque permitiu a capitalização e o pagamento de dívidas. Também tivemos avanços importantes, principalmente, na construção de um ambiente favorável para os negócios, o que nos permite aproveitar as oportunidades que o mundo oferece para consolidarmos nossa agricultura e agroindústria como geradores de riquezas e de oportunidades para a família paranaense”, disse.

 

Entendimento – O secretário lembrou ainda que durante o ano foi possível articular um entendimento com as entidades ligadas a agricultura, trabalho que resultou numa agenda de trabalho única. “Isto permite avanços mais consistentes”, afirmou.

 

Fonte:

Informe Diário nº 2731 – Ocepar

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support