Festa comemora sucesso do Cooperjovem em 2011

 In Destaque, Noticias

Mais de 320 alunos do 4º ano de escolas de Carambeí (PR) participaram, na última terça-feira (06/12), das atividades recreativas e culturais de encerramento do Programa Cooperjovem 2011 no município.  Na abertura do evento, realizado na sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa Batavo, o secretário da Educação de Carambeí, professor Ângelo Carneiro, agradeceu o importante apoio da Batavo junto à Secretaria, favorecendo projetos que interagem escola e comunidade de entorno, transformando a vida das pessoas envolvidas no programa de forma acertiva.

Importância – “Sabemos da importância que a cooperativa tem no desenvolvimento do município e no interesse pela comunidade. Esta parceria valoriza também os professores, que garantem o sucesso do programa, contribuindo numa educação estruturada, formando cidadãos civilmente preocupados com o próximo”, define o secretário, que durante o evento já  firmou a continuidade do Cooperjovem para novas turmas de 2012.

Atividades – O agente do Cooperjovem da Batavo, Luciano Tonon Silva, apresentou as atividades desenvolvidas com as escolas em 2011, como as visitas ao Iapar, à cooperativa e ao Parque Histórico de Carambeí, juntamente com as capacitações e encontros do Cooperjovem com as professoras, mostrando como o programa fornece formação e ferramentas para sua aplicabilidade.

Premiações – O evento revelou talentos nas escolas. Foram premiados 14 alunos no Concurso de Redação, que receberam um kit escolar. A vencedora, Anna Paula Musial, da escola José Pedro Novaes Rosas, ganhou uma bicicleta. Na categoria projetos cooperativos, venceu o projeto que trabalhou temas como regras e valores que norteiam o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de uma Sociedade, desenvolvido pela professora Sintia Mara dos Santos, com sua turma da escola Fátima Augusta Bosa. Para Sintia, que ganhou um prêmio, o projeto resgatou nos alunos atitudes pelas quais regras e valores são elementos essenciais para o sucesso e o progresso da sociedade. As demais professoras, orientadoras e diretoras foram homenageadas com buquê de rosas.

Projetos – Os projetos desenvolvidos nas escolas mostraram a capacidade de mobilização das professoras junto a comunidade. No tema Biodiversidade, foi trabalhada a preservação da mata das araucárias através do plantio de pinheiros, e um estudo sobre a gralha-azul, uma ave em extinção responsável pela perpetuidade da espécie nativa. Outro projeto interessante trabalhou a criação do primeiro negócio, onde os alunos locavam dvd´s durante os intervalos das aulas, formando noções de empreendedorismo e de constituição de uma cooperativa, com assembléias para definir novas compras e aplicações do valor arrecadado.

Recreações – Após as premiações, os alunos aproveitaram a manhã para fazer um lanche nos bosques da associação, aproveitando para se divertiram com diversos brinquedos e atividades, como forma de retribuição pelo comportamento positivo proporcionado pela cooperação trabalhada durante o ano.

 Objetivo cumprido – Para o coordenador do programa, Luciano Tonon Silva, mais uma vez o Cooperjovem atingiu seus objetivos, incitando nos pais, alunos, professores e escola a vontade de contribuir para uma sociedade melhor, pautada em valores que beneficiarão a futura geração. “Esta parceria entre cooperativa, Sescoop e Secretaria da Educação fortalece o programa, e cria ações nas escolas que favorecem a solidariedade, surgindo soluções inovadoras através do entrosamento entre professor, aluno e familiares”, finaliza, enaltecendo os professores pelos brilhantes trabalhos apresentados. (Imprensa Batavo)

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support