ONU proclama 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas

 In Cooperativismo, Destaque, Noticias


O ano de 2012 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas. O lançamento da ação ocorreu nesta última quinta-feira (12) simultaneamente em 12 países, entre eles Brasil, Canadá, EUA, França e Inglaterra.

“A ideia é mostrar para sociedade, principalmente a urbana, os benefícios da prática cooperativista, sensibilizando-a de que esse é o caminho para um desenvolvimento sustentável, socialmente mais justo. Queremos criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e à consolidação do cooperativismo brasileiro”, disse o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.

Brasil cooperado – No Brasil, o poder público se reuniu com os representantes do setor cooperativista na última quarta-feira (11), para a construção de um Plano de Ações conjuntas, onde o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, reiterou que aposta no cooperativismo do país. “Por meio da união das pessoas, chegamos a objetivos surpreendentes”, disse o ministro, que reafirmou a intenção de criar a Secretaria de Cooperativismo no Ministério da Agricultura. Segundo ele, a nova área vai “incentivar os estados de forma que essas ações venham de baixo pra cima e que o cooperativismo seja cada vez mais valorizado”.  Para o ministro, desenvolver o cooperativismo é uma missão extremamente importante para a agricultura brasileira.

O Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha, salientou o compromisso do ministério como o principal personagem para disseminar o valor do tema no Brasil “O principal objetivo do ano é chamar a atenção do público urbano sobre o que significa cooperativismo e associativismo e a importância que tem a nível nacional e para a agricultura”, concluiu Chandoha.

Incentivo – O Ano Internacional das Cooperativas foi instituído por meio de uma resolução de 2009 e é fruto da relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unida (ONU), que têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentável.

O slogan escolhido para nortear as ações de 2012 foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”. A temática reflete não apenas o espírito cooperativista, mas também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. Com isso, a ONU sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens e no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, que mostram o cooperativismo como instrumento para geração de renda e, consequentemente, redução da pobreza.

Entre os objetivos desta alusão está a busca pelo aumento da consciência pública sobre as cooperativas e os benefícios aos seus membros; a promoção a conscientização na rede global sobre o cooperativismo e seus esforços para fortalecer as comunidades, democracia e paz;  e o encorajamento dos governos para estabelecer políticas, leis e regulamentos que levam à criação, crescimento e sustentabilidades das cooperativas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support