Educação: Atividade extraclasse pode acrescentar qualidade ao processo de aprendizagem

 In Destaque, Noticias

O calendário letivo teve início nessa semana em todo o Estado e, com isso, mais de um milhão de estudantes retornaram aos bancos escolares, junto com a busca incessante dos professores para fazer uma aula mais atrativa. Apenas nos Campos Gerais são mais de 83 mil estudantes na rede pública.

A chamada atividade extraclasse é uma das ferramentas a disposição do professor para tornar um conteúdo de mais fácil aprendizagem. Segundo a assessora pedagógica do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Mariana Taques, esta atividade proporciona uma vivência ao aluno que nem sempre o contexto em sala de aula consegue trazer. “Este é um recurso que deve ser trabalhado, pois confere experiências únicas aos estudantes”, explicou.

Mariana é enfática ainda ao afirmar que tal artifício só tem sua potencialidade aproveitada quando se há visitação monitorada aliada a visão do professor, que deve estabelecer as mais diversas relações entre o conteúdo – que podem ser fatos –, e as disciplinas. “Não basta ir a um museu, sem saber o como e o porquê ocorreram os fatos e as suas relações com o contexto histórico”, exemplificou.

Opção – Uma opção de atividade monitorada nos Campos Gerais é o Parque Histórico de Carambeí, um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, que apresenta a colonização holandesa na região e as importantes ligações e contribuições desta etnia para com o Paraná e o Brasil, e memória da agroindústria.

“Temos preços especiais para a visitação de grupos de estudantes”, adiantou o presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus. A visita conta com monitores capacitados para explicar e contextualizar a vinda destes imigrantes que, a partir do Paraná, introduziram o cooperativismo no Brasil.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support