Pesquisa aponta crescimento do cooperativismo no mundo

 In Clipping, Cooperativismo

O relatório denominado “Global Business Ownership 2012” mostrou que existem mais membros de cooperativas que acionistas de sociedades de capital. O documento foi encomendado pela Organização das Cooperativas do Reino Unido (Cooperatives UK) e apurou que o número de pessoas ligadas a cooperativas chega a um bilhão, bem acima do número de acionistas de empresas com capital, que é 328 milhões. “As cooperativas estão aproveitando o momento que a economia mundial oferece e conquistando um maior espaço econômico e social”, avalia o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

O presidente da OCB aponta como diferencial do cooperativismo ser formado por organizações de pessoas. “Estamos falando de um movimento que valoriza e prioriza o capital humano e não o lucro. Logicamente que, ao ser constituída, a cooperativa atende as necessidades sociais, mas também econômicas de um grupo. Afinal, tem o objetivo de gerar trabalho e renda com inclusão social”, ressalta.  Além dessas questões, Freitas argumenta que o cooperativismo é uma atividade socialmente responsável, que promove naturalmente o desenvolvimento sustentável, gerando crescimento para as comunidades onde está presente.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support