Especialistas em Patrimônio Histórico e Cultural avaliam PHC

 In Destaque, Noticias

 

O Parque Histórico de Carambeí (PHC) recebeu, nesta segunda-feira (13), a visita das maiores autoridades paranaenses em Patrimônio Histórico e Cultural, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/PR), José La Pastina Filho, e da Coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos – órgão de assessoramento à Unesco), Rosina Parchen.

“O Parque é de altíssima qualidade e isso tem que ser divulgado, conhecido e apoiado pelas pessoas e pelo governo, para que mais pessoas venham conhecer este espaço e para que este se desenvolva conforme foi proposto e projetado”, enfatizou Rosina. Segundo ela, a representação da saga dos holandeses que vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades, cresceu e se desenvolveu junto com o Paraná é emocionante.

“Este complexo é absolutamente empolgante e impressionante”, destacou La Pastina. “Tenho a impressão de que as demais etnias [que se encontram no Paraná] vão ficar com inveja de Carambeí e vão querer fazer seus parques temáticos”, brincou.

Durante a vista, La pastina destacou a beleza do local e do complexo museal e afirmou que este é digno de um país do primeiro mundo. “Um empreendimento espetacular, numa área imensa, o que demonstra o carinho da população e o respeito que eles têm por seus antepassados que tanto sofreram para se fixar em um novo país”, afirmou.

Entusiasmo – Rosina contou que ao ver a qualidade do Parque pensou que o complexo havia contado com o auxílio de técnicos em museografia e museologia. “Me extasiei quando soube que não, que é uma iniciativa da comunidade”, disse.

A visita foi acompanhada ainda pelo professor e arqueólogo da Universidade Federal do Paraná, Igor Chmyz, pelo presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, pelo vice-presidente Frank Dijkstra e do secretário Gaspar de Geus, e pelos curadores do Parque.

 

Ouça a opinião de Rosina Parchen sobre o PHC

Ouça a opinião de José La Pastina Filho sobre o PHC

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support