Valtra amplia opções para colheita e apresenta novidades na Expodireto Cotrijal
O Brasil fechou o mês de fevereiro com o maior volume de exportações de arroz da história do país de acordo com pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As quase 2 milhões de toneladas exportadas incentivam o setor que vinha enfrentando problemas em 2011. A região Sul é responsável por cerca de 54% do cultivo de arroz irrigado do país e o Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os principais produtores. Ciente desta realidade e atenta às principais necessidades do agricultor, a Valtra, marca do Grupo AGCO, apresenta na Expodireto Cotrijal 2012, a BC4500R, sua primeira colheitadeira para a cultura orizícola com alta tecnologia, que garante ao final do processo grãos de alta qualidade.
Os principais diferenciais da BC 4500R estão na regulagem do côncavo, ou seja, o operador pode regular a abertura frontal independente da traseira. Este ajuste independente do espaçamento do côncavo em relação ao cilindro de trilha facilita a operacionalidade da máquina e diminui consideravelmente o uso de chaves ou paradas para ajustes manuais dos tirantes, resultando em economia de tempo e ganhos de regulagens, conseqüentemente, maior qualidade de grãos colhidos. Somado a isto, o modelo possui a retrilha independente e o tubo de descarga tipo torre.
Com relação a retrilha, o sistema utilizado na BC4500R assegura a completa separação dos grãos e uma maior capacidade de trilha efetiva, pois não existe retorno de material não trilhado ao cilindro para ser reprocessado. No momento da descarga, o grande destaque aparece no tubo tipo torre com altura acima dos quatro metros, permitindo que a máquina faça todas as descargas em qualquer posição, em movimento ou estática, o que evita perdas de tempo na etapa. Outro ponto importante é que a BC4500R tem um dos menores pesos da categoria, são 9,3 toneladas. A máquina conta ainda com rodagem dianteira R2 e sistema 4X4 hidrostático especificamente para o arroz.
Para ler na íntegra, clique aqui.
Leia também em: