Investimento em cooperativas leva desenvolvimento ao interior

 In Clipping, Cooperativismo

O incentivo ao trabalho dos pequenos produtores do interior do Estado tem mudado a realidade de centenas de famílias alagoanas. Através de um convênio firmado em 2008 com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Governo já investiu R$1,6 milhão na capacitação e estruturação de cooperativas, possibilitando a expansão da renda média e do faturamento mensal dos cooperados em até oito vezes.

Os recursos vêm sendo aplicados na inclusão social e produtiva de famílias inscritas no Cadastro Único do Programa Bolsa Família, através do incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no sertão. Três cooperativas inseridas nesse contexto vêm sendo atendidas diretamente: a Cooperativa de Produtores Rurais do Sertão de Alagoas (Cafisa), a Associação de Produção Artesanal de Cosméticos de Maravilha (Natucapri) e a Associação dos Artesãos de Couro de Batalha (Sertanejas).

Até agora, o convênio tem possibilitado, principalmente, a realização de capacitações para os pequenos produtores e associados. Com isso, eles aprenderam a otimizar a produção e a evitar o desperdício, melhorando, consequentemente, a qualidade do material final.

“Outra característica que vem sendo trabalhada é a estratégia de comercialização dos produtos, que é o grande desafio do Estado, hoje, quando se fala em cooperativismo. Com os investimentos que vem sendo feitos, e com o que ainda está para ser aplicado até o final do convênio, será possível melhorar ainda mais esse aspecto”, destaca o superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support