Circo Roda em PG: Ser palhaço é coisa séria

 In Clipping, Cultura

O Circo Roda está finalizando hoje sua passagem pela cidade de Ponta Grossa, tendo permanecido 10 dias na cidade, com o patrocínio da CCR RodoNorte, através da Lei Rouanet. O espetáculo “Caravana: memórias de um picadeiro” faz uma homenagem à arte circense tradicional, e tem como personagem de destaque o palhaço Caturrão, interpretado pelo ator e bailarino Ronaldo Aguiar. Nesta entrevista ele relata as dificuldades e alegrias de ser palhaço, na forma cômica ou dramática que o palco/picadeiro exige.

Jornal da Manhã: O palhaço, mesmo quando não tem o papel principal em um espetáculo, acaba ganhando destaque e é sinônimo de circo. É fácil carregar essa responsabilidade?
Ronaldo Aguiar: Fácil não é. Mas a gente tem que aceitar os desafios que a vida dá. Acho que, quando pensam em circo, estão no imaginário das pessoas três imagens: o palhaço, o malabarista e o trapezista. E o palhaço fica com a responsabilidade “maior”, porque todo mundo quando vai ao circo vê o cara que vai fazer algo extremamente difícil. Então, todo mundo fica tenso, e o palhaço vem com o outro lado, que é a graça, para a pessoa se descontrair. Tanto que todo circo no mundo, se não tem palhaço, tem a figura cômica para aliviar o público da tensão que o acrobata dá quando desafia a morte. Ele é o único que tem a responsabilidade de fazer rir. E o palhaço que não faz rir é um palhaço que tem que se aposentar, porque a plateia espera isso do palhaço. Se o acrobata vai dar um duplo mortal ou se só vai dar um mortal, a plateia aceita. Mas um palhaço que não faz rir… a plateia não aceita.

Para ler na íntegra, clique aqui.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support