Cooperativas investem em recursos hídricos

 In Clipping, Cooperativismo

Reutilização da água nas indústrias, recuperação de mata ciliar e proteção de nascentes. Essas são algumas das ações desenvolvidas pelas cooperativas do Paraná destinadas à preservação dos recursos hídricos. Somente o projeto Água Viva, por exemplo, executado há quase 10 anos pela Coopavel, de Cascavel, já recuperou mais de seis mil nascentes. A iniciativa inspirou outras cooperativas a implementar trabalho semelhante em várias outras regiões, inclusive de outros estados, e até mesmo em países vizinhos. Também motivou o lançamento de um projeto por parte do governo do Estado. “Nesta quinta-feira (22/03), quando se comemora o Dia Mundial da Água, é fundamental destacar a importância da atitude de cada cidadão no combate ao desperdício desse bem tão precioso para a nossa sobrevivência, seja na cidade ou no campo. Podemos afirmar, com toda a certeza, que as cooperativas estão fazendo a parte delas, contribuindo efetivamente para preservar nossas fontes e utilizando a água de forma consciente e racional”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Sustentabilidade – De acordo com ele, o cooperativismo paranaense também promove um amplo programa de educação ambiental que abrange colaboradores internos, os cooperados e as novas gerações. O setor adota ainda várias outras práticas sustentáveis, já que a gestão ambiental faz parte da cultura das cooperativas. “Temos por princípio o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social das pessoas. Quando introduzimos as questões ambientais no cooperativismo, obtemos os três pilares do desenvolvimento sustentável: o econômico, o social e o ambiental”, frisou. Segundo Koslovski, somente no ano passado, as cooperativas paranaenses investiram mais R$ 24 milhões em ações ambientais.

Dia Mundial – Por meio de resolução publicada em 22 de fevereiro de 1993, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água. De acordo com a ONU, cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável, ou seja, própria para o consumo. Em Curitiba, a FAO, organismo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, está coordenando um seminário para marcar a data, nesta quinta-feira, no Museu Oscar Niemeyer. O evento tem como tema “Água e Segurança Alimentar” e conta com a participação do engenheiro agrônomo e assessor da Ocepar na área de meio ambiente, Sílvio Krinski.

 

Fonte:

Easycoop

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support