APHC renova parceria de sucesso com o Vamos Ler

 In Destaque, Noticias

Alunos atendidos pelo Projeto Vamos Ler participam do plantio de árvores no PHC

 

A Associação do Parque Histórico de Carambeí renovou a parceria com o Projeto Vamos Ler, Programa Jornal e Educação (PJE) do Jornal da Manhã. Desde 2010 a APHC contribui com o projeto, já que ele não tem fins lucrativos e se mantém através da iniciativa privada. Para o curador do Parque Histórico de Carambeí, Fábio André Chedid a educação patrimonial é o principal benefício da parceria. “De forma organizada e com ações bem pensadas, conseguimos discutir a importância do tema com os alunos e tivemos um retorno muito positivo”, avalia.

Anteriormente os alunos das escolas de Carambeí recebiam junto com o jornal o Almanaque Imigrantes, periódico mensal do PHC, que difundia a cultura e costumes dos imigrantes holandeses dos Campos Gerais. Este ano uma revista semestral contemplará o projeto.

O PHC recebeu inúmeras visitas de escolas atendidas pelo Vamos Ler, realizou ações ambientais com os alunos, distribuiu kits educativos na Semana do Meio Ambiente, promoveu duas edições do Cinearte e o concurso de redação sobre o parque ‘Museu e Memória’, que premiou duas alunas da rede pública de ensino de Carambeí com um Ipod. “As redações foram muito impactantes, emocionantes mesmo, porque isso manifestou nos alunos a vontade de se expressar sobre esse aprendizado”, ressalta Chedid sobre o concurso Museu e Memória.

 

 

Projeto Vamos Ler

O Projeto Vamos existe desde 2008, e está presente em Ponta Grossa, Carambeí, Telêmaco Borba  e Irati, atendendo mais de 30 mil alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ao terceiro do Ensino Médio.

O principal objetivo do programa é aproximar o conhecimento proveniente dos livros às experiências, informações e acontecimentos do dia-a-dia, informando os alunos sobre a sociedade em que eles vivem e assim, auxiliando no exercício da cidadania. “O Projeto Vamos Ler não está apenas preocupado com o incentivo à leitura, mas também com a formação do cidadão e toda uma bagagem histórica e cultural que ele carrega”, esclarece Talita Moretto, coordenadora pedagógica do projeto.

Em apenas cinco anos de existência o projeto já alcançou reconhecimento nacional e internacional, através da conquista de três importantes prêmios em parceria com as escolas que atende. Em 2010, obtiveram com a Escola Municipal Fulton de Macedo, o Premio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa concedido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). Em 2011, os alunos do Sesi Ponta Grossa ganharam o primeiro Concurso Nacional de Jornais Escolas, também sobre liberdade de imprensa, e no mesmo ano o Projeto Vamos Ler obteve Menção Especial no Prêmio Mundial Novos Leitores (Young Readers Prize), na categoria ‘Mobile’, pelo incentivo do uso consciente do celular na educação.

 

Acompanhe o Vamos Ler:

Site – www.vamoslerjornaldamanhã.com.br  

Facebook – Projeto Vamos Ler 


Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support