Cooperativas juntam esforços para reduzir os custos de fertilizantes

 In Clipping, Cooperativismo

Produtores de grãos no Brasil não gostam do fato de sua necessidade de fertilizantes deva ser importada e de estarem à mercê do mercado de fertilizantes internacional volátil. O governo brasileiro se comprometeu a se tornar auto-suficiente na produção de fertilizantes até 2020, mas ainda está a anos de distância. Entretanto, como uma forma de compensar parcialmente o custo elevado dos fertilizantes importados, um grupo de cooperativas agrícolas no estado do Paraná se uniram para comprar o fertilizante de que precisam para seus membros por um preço mais barato.

Um grupo de 21 cooperativas do estado do Paraná se uniram em 2009 sob o nome de Conagro para comprar em conjunto e distribuir adubos. Quatro dos membros originais se retiraram da empresa deixando 17 cooperativas.

Os membros restantes anunciaram recentemente que vão investir R$ 22 milhões na construção de um armazém de fertilizantes no Porto de Paranaguá, com capacidade para armazenar 150.000 toneladas de fertilizantes. Eles também vão investir R$ 2 milhões para adquirir uma máquina capaz de misturar os matérias-primas importadas no armazém. Toda a operação está prevista para estar instalada e operando para 2013/14. Não só deve a Conagro ser capaz de oferecer preços mais baixos para fertilizantes, devido às economias de escala, como também serão capazes de adquirir e armazenar os fertilizantes durante o período de entre-safra, quando os preços estão mais baixos.

Em 2011, a Conagro tratou 110.000 toneladas de fertilizantes ou aproximadamente 10% dos 1,2 milhões de toneladas de fertilizantes utilizados pelos 17 cooperativas associadas. O objetivo a longo prazo da organização é ser capaz de fornecer 50% das suas necessidades de fertilizantes aos seus membros. Além de fertilizantes, a Conagro tem planos de expandir para máquinas, pneus e outros insumos agrícolas necessários.

Eles escolheram o Porto de Paranaguá para o seu novo armazém porque ele lida com o maior volume de fertilizantes importados. O porto é continuamente atormentado por problemas de congestionamento crônicos devido à enorme quantidade de caminhões que trazem grãos para lá e fazem o transporte para o interior do Brasil. O maior estado produtor de grãos do Brasil e do estado que usa a maioria dos fertilizantes é Mato Grosso, que se encontra muito afastado de Paranaguá, resultando em custos de transporte extremamente elevados tanto para a movimentação de grãos para os mercados de exportação e da importação desses insumos como fertilizantes.

As cooperativas membros da Conagro incluem: Agrária, Batavo, Bom Jesus, C. Vale, Capal, Castrolanda, Cocari, Codepa, Cofercatu, Coopagricola, Cooperval, Copacol,Copagril, Lar, Nova Produtiva, e Unicastro. Funcionários da Conagro afirmram que eles são receptivos a novos membros e as cooperativas que se retiraram da organização são bem-vindas para retornar.

 

Fonte:

Cenário MT

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support